Gabinete de Crise analisa quadro e define ações para atender atingidos pela cheia Última atualização em, 02 de maio de 2024

Corpo de Bombeiros receberá mais três barcos para auxiliar na remoção em áreas alagadas

Três embarcações com equipes do Corpo de Bombeiros devem chegar à Santa Cruz do Sul a partir das 13h desta terça-feira (30), vindas de Porto Alegre. Os recursos irão integrar os esforços para a remoção dos atingidos pela enchente no Rio Pardinho já no começo da tarde.

A notícia foi um dos anúncios feitos durante a primeira reunião do Gabinete de Crise convocada pela prefeita Helena Hermany, ocorrida na manhã de hoje. O encontro contou com a presença de integrantes do secretariado municipal, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército e da RGE.

A chefe do Executivo Municipal enfatizou a importância da mobilização das autoridades e o apoio da comunidade para o sucesso das atividades de socorro aos atingidos. “Estamos diante de um grande desafio, mas confio na capacidade de todos que estão se dispondo a ajudar. Juntos, vamos superar esse momento”.

A prefeita reforçou o apelo para que os moradores das áreas atingidas saiam de seus imóveis e se dirijam para os alojamentos municipais.  “Estamos diante de uma grande calamidade. O que podemos fazer hoje pelas pessoas é acolhê-las e salvar vidas”.

Também foi solicitado apoio à Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Rio Pardo para a retirada da população. Também está mantido o pedido de ajuda a voluntários que possuam barcos a motor, para auxiliarem no transporte das pessoas que ainda se encontram isoladas pela água. O combustível será disponibilizado pela Administração Municipal.

A prefeita Helena solicitou à Procuradoria-Geral do Município a atualização dos decretos e leis emergenciais relacionadas aos eventos climáticos desencadeados desde o último sábado. Desta forma, busca-se dar maior agilidade para a prestação de assistência humanitária, mobilização de recursos e coordenação de ações de resgate e reconstrução às áreas afetadas.

Os desabrigados seguem sendo encaminhados para os pavilhões 2 e Central. O alojamento também está fornecendo refeições a todos os acolhidos. A Prefeitura já encomendou 150 colchões, além de roupas de cama e travesseiros. Entretanto, pede à comunidade que disponha desses itens para doação que os entreguem no Pavilhão Central da Oktober. Também estão sendo aceitos toalhas, produtos de higiene, calçados, roupas da estação e ração para animais.

Um ambulatório foi montado no Parque da Oktoberfest, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais para apoio psicológico às vítimas.

No âmbito urbano, o secretário de Obras e Infraestruturas Edmar Hermany relatou que 16 equipes estão trabalhando na desobstrução de tubulações entupidas, para melhor escoamento da água da chuva. Durante a ação, estão sendo retirados das canalizações objetos como pneus, sacos plásticos e de cimento. A Guarda Municipal já está com todo o seu efetivo convocado para atuar durante o período de calamidade.

Hermany também reforçou o pedido para que curiosos se mantenham afastados das áreas atingidas, evitando transtorno aos trabalhos de salvamento e exposição desnecessária a riscos.

Energia elétrica

Conforme a RGE, cerca de 600 clientes foram desligados no bairro Várzea, de um total de 2,6 mil no município, devido ao risco de choques elétricos. O consultor de Negócios da RGE, Eduardo Döring, recomendou à população que, ao constatar água na altura das medições, deve manter-se afastada de medidores de energia e solicitar o desligamento da rede pelos canais da companhia: aplicativo CPFL Energia, sms para 27350, pelo site rge-rs.com.br e pelo whats 51 99955-0002.

Barcos para ajudar no resgate e socorro à comunidade

Os proprietários de barcos que queiram colaborar no resgate dos flagelados devem entrar em contato com os números 153 (Guarda Municipal), e pelos celulares 51 98967-5168 (somente whatsapp) ou 51 98967-5636 (ligações). Os mesmos números também estão disponíveis para atender a população que precise de ajuda.