Serviços municipais seguem em alerta para atender atingidos pela chuva Última atualização em, 02 de maio de 2024

Prefeita Helena esteve em áreas afetadas e conversou com moradores

A prefeita Helena Hermany esteve no bairro Belvedere e em Linha João Alves na manhã desta segunda-feira (29). As duas regiões foram as mais atingidas pelo temporal que atingiu Santa Cruz do Sul na tarde do último sábado.

O evento climático, com ventos fortes e granizo, causou estragos a muitas casas, com destelhamento e danos às coberturas de diversas residências. A chefe do Executivo Municipal reforçou o compromisso de seguir prestando todo o auxílio necessário à população. “Estamos com nossos esforços voltados para socorrer nossa comunidade nesta situação calamitosa.”

Na rua Guilherme Kuhn, no bairro Belvedere, Helena conversou com Clair da Silva Rodrigues. No terreno onde ela reside, também estão outras quatro casas, pertencentes aos filhos, todas com danos nos telhados após o temporal. “Molhou alimentos e roupas. Tudo estragou”, lamentou Clair.

As famílias do terreno irão receber telhas para reparo, assim como roupas e mantimentos. Os moradores de uma das residências, em condição mais precária, serão encaminhados para aluguel social até que a habitação esteja em condições de recebê-los novamente.

Helena dirigiu-se também ao Ginásio da EMEI Margarida Aurora, um dos locais onde a Prefeitura prosseguiu com o cadastramento às famílias atingidas pela chuva. Por volta das 10h, cerca de 10 pessoas já haviam feito cadastramento no local. “Nosso mutirão de domingo teve um grande efeito, atendemos um número enorme de pessoas. Mas seguiremos de portas abertas para identificar quem ainda esteja desassistido”, comentou Helena.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Priscila Froemming, equipes da Prefeitura prosseguiram, nesta segunda-feira, com as vistorias nas residências cadastradas para o recebimento de telhas. A entrega do material deverá ser retomada amanhã. A secretária também informou que as solicitações por cestas básicas estão baixas, tendo totalizado oito até o momento.

Desde sábado, a Prefeitura já realizou a distribuição de 15 bobinas de lona plástica, um total de 9.000m2, além de 785 telhas (653 de 4mm e 132 de 5mm). De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), José Joaquim Dias Barbosa, a entrega de telhas  nesta segunda-feira (29) foi suspensa pela alta incidência de chuva, o que poderia expor os servidores municipais e moradores a riscos. Até o momento, 561 pessoas foram cadastradas para o recebimento de telhas e 80 residências passaram por vistorias para a entrega do material.

Barbosa enfatizou que, para além do atendimento às famílias atingidas pela chuva, a Defesa Civil também mantém o monitoramento ao bairro Várzea, devido à possibilidade de transbordamento do Rio Pardinho. A expectativa é de que, ainda na noite desta segunda-feira, a água saia do leito.

A Defesa Civil já se encontra de prontidão para fazer a remoção de moradores assim que isso seja necessário, com um caminhão da Administração Municipal destacado para fazer o transporte dos moradores.

Decreto de Situação de Emergência

A prefeita Helena assinou na tarde de hoje o decreto de situação de emergência em virtude das chuvas que assolam o município. O documento foi encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação. A partir disso, o secretário Barbosa acredita que haverá mais agilidade para a aquisição de materiais destinados aos atingidos pelo temporal.

Escolas atingidas terão atividade normal na terça-feira (30)

Os estragos ocasionados pelo temporal de sábado também causaram problemas na área da educação. A EMEF Frederico Assmann suspendeu as aulas de segunda-feira à tarde por conta de instabilidade no fornecimento de energia elétrica na região. Já a EMEI Raio de Sol, devido a estragos no telhado, teve as aulas suspensas. Ambos os estabelecimentos voltarão a atender os estudantes normalmente nesta terça-feira (30).

Secretário de Obras avalia problemas na cidade e no interior

A situação também está bastante complicada no interior. O secretário de Obras e Infraestrutura (Seoi), Edmar Hermany, passou boa parte do dia na zona rural avaliando os estragos ocasionados pela chuva. “É algo extraordinário o que este evento climático causou”.

Conforme Hermany, em Alto Paredão foram registrados 80 mm de chuva em apenas 20 minutos. Em Linha Araçá, bueiros estão entupidos e o pontilhão está parcialmente interrompido. A secretaria efetuará a troca de sete galerias de 2 m x 2,5 m no local assim que as condições do tempo melhorem.

Hermany destaca que as comunidades do interior devem informar às subprefeituras de suas localidades qualquer problema evidenciado nestes dias, para que medidas possam ser adotadas pela Administração.

De acordo com o secretário, equipes da Seoi também estão atentas aos desdobramentos da chuva no perímetro urbano, trabalhando na desobstrução de bueiros e bocas de lobo. “Infelizmente, encontramos muito lixo e bocas de lobo fechadas com concreto”, reclama.

O secretário também frisa que, em virtude da chuva, as equipes de Iluminação Pública estão impedidas de trabalhar na recuperação dos estragos. O trabalho será retomado logo que a chuva der uma trégua.

Atendimento à população atingida pela chuva prosseguirá nos seguintes locais:

Defesa Civil

Endereço: Centro de Eventos Armando Wink, Parque da Oktoberfest – entrada pela Avenida Independência, portão 7. Telefone: 199

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

Endereço: rua Coronel Oscar Jost, 1551, andar térreo