Prefeitura mobiliza secretarias para atender atingidos pela chuva de sábado à tarde Última atualização em, 29 de abril de 2024

No final da tarde deste sábado (27), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul já havia contabilizado danos em oito bairros, ocasionados pelo temporal que assolou o município após a hora do almoço.

Linha João Alves e Belvedere foram as áreas atingidas, mas também foram constatados prejuízos nos bairros Margarida, Monte Verde, Bonfim, Pedreira e Bom Jesus e em Quarta Linha Nova.

Apenas pela Defesa Civil, foram registrados prejuízos em 750 residências – 470 em Linha João Alves e 250 no Belvedere, em uma estimativa de 3.100 pessoas atingidas. É possível que o número aumente, pois não estão computados neste levantamento os atendimentos do Corpo de Bombeiros.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, logo que constatada a situação, a Prefeitura já iniciou a atuação, com visita aos atingidos do bairro Belvedere e as primeiras entregas de lona. Já foram distribuídos 7.800 metros do material para os moradores atingidos pelo destelhamento ocasionado pelos ventos fortes e para aqueles que tiveram a cobertura de suas casas danificada pelo granizo.

A prefeita Helena Hermany solicitou celeridade no atendimento dos atingidos. A situação está mobilizando equipes das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (Defesa Civil e Guarda Municipal), de Desenvolvimento Social e de Habitação e Regularização Fundiária. “Estamos com nossos servidores atuando desde o início desta calamidade, buscando dar toda a atenção para os atingidos. Ninguém vai ficar desassistido”, afirmou.

Já durante o domingo (28), a partir das 14h30min, a Prefeitura realizará o cadastro de famílias atingidas para a solicitação de telhas em dois pontos: na EMEF Frederico Assmann (Rua Lindolfo Grawunder, 335), para os moradores do Belvedere; e na EMEF Dona Leopoldina (Estrada Linha João Alves, 1050), para a comunidade de Linha João Alves. Demais atingidos podem buscar auxílio na sede da Defesa Civil, no Centro de Eventos Armando Wink (no Parque da Oktoberfest, entrada pela Avenida Independência, portão 7).

Em caso de urgência, a comunidade pode fazer contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Municipal).

Residências atingidas (Não estão contabilizados os atendimentos do Corpo de Bombeiros)

- João Alves, aproximadamente 470,

- Belvedere, aproximadamente 250

- Outros bairros, aproximadamente 30.

- 7.800 m2 de lona distribuídos

Atendimento à população:

- Defesa Civil

no Centro de Eventos Armando Wink (no Parque da Oktoberfest, entrada pela Avenida Independência, portão 7). Telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Municipal)

Para moradores do Bairro Belvedere

No dia 28/04, a partir das 14:30, na EMEF Frederico Assmann (Rua Lindolfo Grawunder, 335)

Para moradores de Linha João Alves

No dia 28/04, a partir das 14:30, EMEF Dona Leopoldina (Estrada Linha João Alves, 1050)