Prefeitura prospecta áreas para instalação da UPA na cidade alta Última atualização em, 25 de abril de 2024

Criação do novo serviço foi protocolada em março, em Brasília

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul já começou a prospecção de áreas que possam abrigar uma nova unidade de pronto atendimento (UPA) na região da cidade alta. O projeto foi protocolado no Ministério da Saúde pela prefeita Helena Hermany e o secretário de Saúde Fabiano Dupont em março, durante agenda de trabalho em Brasília.

Nesta terça-feira (23), Dupont e servidores municipais vistoriaram áreas em Linha Santa Cruz. Devido aos trâmites burocráticos, a construção da nova unidade de saúde deve iniciar no segundo semestre de 2025.

A prefeita Helena salienta que, devido ao crescimento do município, há a necessidade da ampliação das estruturas de atendimento à saúde da população. “Temos investido em diversas iniciativas, como a criação de novas unidades e ampliação e reforma das existentes, e criação de plantões 24 horas, como o recentemente inaugurado em Monte Alverne. Uma UPA na cidade alta facilitará o acesso à saúde da comunidade daquela região”.

Conforme Dupont, a Administração Municipal está trabalhando para atender todas as exigências do Governo Federal e garantir a instalação do novo serviço. “Com a mesma seriedade que garantimos para Santa Cruz do Sul uma nova UPA no Hospital Santa Cruz, a comunidade em médio prazo contará com um serviço similar na região da cidade alta”, assegurou.