51 3713 8100

Prefeitura e Unisc assinam termo para implantação do Hospital Veterinário Última atualização em, 10 de maio de 2019

Mais um passo na direção da implantação do Hospital Veterinário em Santa Cruz do Sul foi dado na tarde desta quinta-feira, dia 9, quando o prefeito Telmo Kirst e a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, assinaram o termo de colaboração. A cerimônia aconteceu no Palacinho, com a presença de secretários, vereadores, pró-reitores, coordenadores de cursos, professores e alunos da universidade. 

 

De acordo com o termo firmado, a Prefeitura repassará R$ 1 milhão para a  reforma do prédio que vai abrigar o hospital. A cedência de uma edificação, de 1,8 mil metros quadrados, localizada em Linha Pinheiral, às margens da RSC 287, foi aprovada pela Câmara de Vereadores, na sessão do dia 18 de março.

 

Além de adaptações na estrutura física, serão necessários serviços como pintura interna e externa, reformas nas instalações elétrica e hidráulica, climatização, cercamento do prédio e estacionamento. A Prefeitura fará o repasse dos recursos para as intervenções em quatro parcelas consecutivas, contadas a partir deste mês, até  agosto deste ano.

 

Como contrapartida aos investimentos feitos pelo Município, a universidade oferecerá todos os serviços hospitalares através de seus alunos, além do mobiliário e dos equipamentos necessários. O hospital disponibilizará, assim que entrar em funcionamento, uma série de procedimentos que serão usufruídos pela Prefeitura, Ongs, protetores independentes e pessoas de baixa renda. Estão previstos no termo de colaboração atendimento para ferimentos leves e graves, tratamentos básicos como aplicação de vermicidas, vacinas, esterilização, alojamento, captura e transporte de animais, entre outros.

 

Em seu pronunciamento, o prefeito Telmo Kirst falou da importância do projeto a nível de Estado. “Santa Cruz é uma comunidade ativa, que trabalha muito. E o Hospital Veterinário é um legado importante para o Município, para a região e para o Rio Grande. Este momento é significativo porque estamos transmitindo aos defensores da causa animal, que levamos este projeto a sério. Agradeço à universidade por ser parceira nessa proposta”, declarou. 

 

Já a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, reiterou as importantes intervenções do prefeito Telmo Kirst, especialmente quanto à instalação da universidade enquanto deputado federal, e a importância da parceria com o Município para a concretização da casa de saúde. “Este ato marca um dia histórico para Santa Cruz do Sul. Este hospital dará suporte no apoio e aprendizado da medicina veterinária e qualificará a saúde animal no Município”, afirmou. 

 

A presidente do Legislativo, Bruna Molz, muito emocionada, também destacou a relevância da casa de saúde. “Este sonho é de toda causa animal e de pessoas que têm um bichinho na família e não tem condições de levar num veterinário. Minha gratidão a todos os envolvidos para que isso se tornasse realidade”, reconheceu. 

 

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, ressaltou que a causa animal é questão de saúde pública. “Quem ganha com mais essa importante iniciativa são as pessoas que gostam dos animais. E a comunidade ganha muito porque é, especialmente, uma questão de saúde pública”, frisou.   

 

A expectativa é que até o início de 2020, o local esteja com as adequações prontas para entrar em funcionamento. Além do hospital veterinário, em um futuro breve o Canil Municipal deverá ser reformado e ampliado para transformar-se em um Centro de Zoonoses e o Município deverá implantar um Centro de Bem-Estar Animal.

 

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP