Dia D vai chamar a atenção para o câncer de boca Última atualização em, 03 de maio de 2019

Excesso de sol, tabagismo e consumo elevado de álcool. Esses são alguns fatores de risco que podem levar uma pessoa a contrair câncer de boca. Para alertar a população sobre este mal, durante todo o mês de maio, o chamado Maio Vermelho, a rede de atenção básica de Santa Cruz do Sul vai trabalhar focada na orientação e educação dos usuários do SUS para formas de evitar a doença.

Neste sábado, 4, acontece o chamado Dia D de prevenção ao câncer de boca.  Aproveitando a abertura de todas as unidades de saúde dentro da Campanha contra a gripe, profissionais da área estarão envolvidos em atividades de promoção em saúde. Também durante todo o mês, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental serão visitados pelo projeto de prevenção nas escolas da rede municipal.

Na programação deste sábado estão atividades de prevenção nas ESFs Gaspar Bartholomay, Rio Pardinho e Pedreira. Convites para exames clínicos bucais e ações educativas em sala de espera estarão acontecendo nas ESFs Faxinal, Bom Jesus, Progresso, Esmeralda e Rauber. E rodas de conversa e busca ativa de pacientes de risco serão a estratégia utilizada na ESF Menino Deus.

As ações terão continuidade também no mês de junho, com data ainda em aberto. Representantes dos agentes de saúde participarão de uma capacitação, realizada em parceria com a 13ª CRS. O foco são fatores de risco e sinais e sintomas que podem identificar lesões suspeitas para viabilizar o encaminhamento dos casos. Depois os representantes atuarão como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos para o grande grupo, na forma de atividades de educação permanente.