Obra de canalização da sanga São João começa na próxima semana Última atualização em, 13 de abril de 2019

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, autorizou o início das obras de canalização e fechamento da sanga São João e pavimentação da Avenida Antônio Koehler. O ato ocorreu na manhã deste sábado, 13, no local, com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores da prefeitura, comunidade, imprensa, além da animação da Banda Munich.

A sanga São João, no Bairro Arroio Grande, será canalizada em um trecho de 382 metros de extensão, no canteiro central da Avenida Professor Antonio Koehler, entre a Rua Homero Viana e o Arroio das Pedras. Uma cobertura será construída com galerias de concreto armado e as vias laterais serão pavimentadas com asfalto. O novo passeio receberá  melhorias como iluminação, instalação de bancos e floreiras.

O custo da obra é de R$ 3,6 milhões, por meio de financiamento junto ao Badesul, e o prazo de realização é de cinco meses. A execução está a cargo do Consórcio São João, através da empresa consorciada líder Avantte Engenharia Participações Ltda.

Ao discursar, o prefeito disse que as intervenções vão transformar o local em um espaço próprio para caminhadas, com oportunidades de lazer e esporte para os moradores. “A obra vai transformar este local, ficará muito lindo. A canalização não é somente uma questão de meio ambiente, mas também de saúde pública”, observou ele.

Para a servidora pública Nara Vicente Puhl, que mora na Avenida Antônio Koehler há 19 anos, a canalização da sanga é uma antiga reivindicação dos moradores e tem, segundo ela, um valor inestimável. “Há muitos anos aguardamos por esta obra. A sanga provoca muito cheiro ruim e traz insetos para dentro de casa, essa obra vai melhorar muito a vida da gente. É qualidade de Vida”, comemorou. Acompanhada do marido Vicente Puhl, ela assisitu a cerimônia e disse que agora vai permanecer no bairro por muito tempo ainda. “Tínhamos até comprado um terreno e nossa intenção era ir embora, agora desistimos, não vamos mais. Morar aqui é muito bom,  quase não tem violência e a gente sai de casa tranquilo”.

Na ocasião Telmo anunciou a pavimentação da Rua Homero Viana, em uma extensão de 450 metros. A via é corredor de ônibus urbano. O valor da obra está estimado em R$ 1,5 milhão, com recursos do Banco Redional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).