Secult realiza oficina para criação de projetos culturais Última atualização em, 11 de abril de 2019

A cultura do projeto: do pensar ao realizar. Esse é o nome da oficina de criação de projetos culturais que será oportunizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), de Santa Cruz do Sul,  em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc). As inscrições serão realizadas de 15 a 22 deste mês e as vagas serão ofertadas sem custo, limitadas a 30 participantes.

O público-alvo da iniciativa são entidades, associações, produtores e setoriais da cultura, agentes públicos, técnicos e demais profissionais ligados à área, que desejam viabilizar projetos de fomento a ações direcionadas à cultura em âmbito muncipal, estadual e federal. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de ferramentas capazes de dar subsídios a todos as pessoas que militam no segmento cultural, nas fases de concepção, elaboração e gestão de projetos, a fim de que os mesmos recebam uma análise adequada e eventual apoio necessário para a sua concretização.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Edemilson Severo, inúmeros projetos que chegam até a secretaria não seguem critérios exigidos de padronização, dificultando o entendimento a que se propõem e, muitas vezes, inviabilizando a busca de apoios e de parcerias. “Com a realização desta oficina, esperamos atender uma demanda que existe nesse segmento. A elaboração de projetos para fins culturais precisa seguir determinadas normas e, hoje, o que se vê, são inúmeras inconsistências, desde a formatação do projeto propriamente dito até a prestação final de contas, o que gera transtornos para o proponente ou incompreensão e dúvidas do parceiro apoiador”, observou.

A oficina deverá começar no 2 de maio, com a aula inaugural, e terá duração de dois meses, com carga horária total de 36 horas. Os encontros, de três horas cada, ocorrerão sempre no turno da noite, sendo no primeiro mês, um encontro semanal e, no segundo mês, dois por semana. As aulas, teóricas e práticas,  serão ambientadas no Espaço Multimídia e no Laboratório de Informática do Senac.

O conteúdo programático será dividido nos seguintes módulos: I – Introdução e Apresentação; II – Cultura e Mercado Atual; III – Estrutura – Elaboração de Projeto Cultural; IV – Enquadramento de Projetos com base na Legislação Municipal, Estadual e Federal; V – Redação Cultural. Ao final da oficina, como trabalho de conclusão, os participantes, reunidos em grupos, deverão desenvolver projetos reais para aplicação prática.

Após o término dos trabalhos,  uma comissão formada pelos parceiros e docentes  será responsável por julgar e escolher o melhor projeto, dentro dos critérios de criatividade, elaboração e aplicabilidade. Os alunos destacados ganharão uma bolsa de estudos do Senac e mais uma viagem cultural, proporcionada pelo Sesc.

Das 30 vagas abertas para a oficina, 11 serão destinadas às setoriais do Conselho Municipal de Cultura, quatro disponibilizadas aos profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Cultura (Secult), uma para o Sesc e 14 distribuídas, prioritariamente, seguindo critérios de inscrições pré-definidos, para entidades, associações e profissionais que atuam no segmento cultural. De acordo com o número de inscritos nesta primeira oficina, uma próxima deverá ser reeditada.

No primeiro encontro, que abrirá o ciclo de capacitação, o secretário Edemilson demonstrará ações concretas que foram viabilizadas através de projetos bem construídos e fundamentados, financiados com recursos públicos, privados ou em parceria entre ambos, os quais cumpriram suas propostas e geraram significativo retorno ao público-alvo a que se destinava, bem como aos apoiadores, incentivadores e patrocinadores.

Na ocasião também será exibido o longa-metragem Diário de um Novo Mundo, dirigido por Paulo Nascimento e participação de Edemilson Severo na gestão e produção executiva do projeto, realizado através da Lei do Audiovisual.  As cenas foram rodadas nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Chuí, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e em Florianópolis/Santa Catarina.

Para Edemilson, que tem larga experiência na iniciativa privada e conhece a fundo os mecanismos de prospecção de parceiros e captação de recursos para viabilizar projetos culturais, com base nas leis de incentivo, propostas formatadas de modo incompreensível ou que suscitem dúvidas acabam por inviabilizar até mesmo grandes ideias.

“O que a gente percebe é que muitas vezes as pessoas têm ótimas ideias, mas encontram dificuldade em traduzi-las e colocá-las no papel. Construir um projeto bem estruturado e passível de uma adequada interpretação, desde a concepção até a prestação de contas, é fundamental para que a proposição seja de fato viabilizada”, ponderou.

De 15 a 22 de abril (de segunda a sexta-feira)

Local: Senac / Rua Venâncio Aires, nº 300

Horário: 14h às 17h30min (exclusivamente no turno da tarde)

Mais informações: 51 3711 6460 (Senac) ou através do e-mail valeonardi@senacrs.com.br