Parceria entre Secult e Academia Santa-Cruzense de Letras vai retratar o patrimônio cultural Última atualização em, 08 de abril de 2019

Foi plantada a sementinha da primeira parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), de Santa Cruz do Sul, e a Academia Santa-Cruzense de Letras. Em mais uma reunião quinzenal dos acadêmicos, o secretário da pasta, Edemilson Severo, detalhou o projeto para criação de uma publicação, que irá marcar de modo especial os 140 anos de emancipação do município.

Trata-se de uma iniciativa inédita, uma coletânea de espaços e manifestações culturais da cidade. Viajando através de textos e fotos, o leitor vai conhecer a realidade cultural de um dos mais importantes municípios do interior do Estado, seja no campo da gastronomia, das artes, da religiosidade, dos eventos e de tudo o mais que esse conceito tão amplo possa abarcar.

Entremeando cada capítulo da publicação, textos literários – contos, poesias, crônicas etc – produzidos pelos membros da academia, vão rechear as páginas do livro. A concepção do projeto está em sua fase inicial, mas a ideia é que até o final de abril,  roteiro, conteúdo e estrutura dos capítulos estejam prontos. Um layout será entregue a cada membro da academia, para que os autores possam dar asas à imaginação e criar os textos.

Para viabilizar a publicação, a Secult vai avaliar diversas formas de fomento, seja pela busca de parcerias com a iniciativa privada, de patrocínios ou através das leis de incentivo à cultura. “É uma obra para ficar na história de Santa Cruz  e no coração de cada munícipe. Através da sensibilidade dos nossos escritores e profissionais que vão atuar no projeto e, também da sutileza de suas narrativas, queremos tocar profundamente a sensibilidade dos leitores”, disse Edemilson.

Para o secretário, a publicação servirá também para divulgar e projetar o município nas questões relativas à valorização dos aspectos culturais aqui existentes. O livro deverá ser entregue em visitas oficiais de autoridades e também repassado a representantes de entidades e organismos de outras cidades, estados e até mesmo do exterior, levando Santa Cruz do Sul para os mais diversos cantos do mundo.

A Secult e a Academia Santa-Cruzense de Letras farão, junto com os parceiros que se somarem à iniciativa, a divulgação de cada uma das fases do projeto.