Secretário de Fazenda ressalta alto índice de adimplência da população Última atualização em, 11 de dezembro de 2018

Dando continuidade à série de entrevistas produzidas pela Rádio Gazeta AM 1180 neste final de ano, a semana teve início com a participação do secretário municipal de Fazenda, Edemilson Severo. Em dois blocos de 10 minutos cada, ele respondeu aos questionamentos feitos pelos jornalistas Ronaldo Falkenbach e Leandro Porto.

As medidas de contenção de gastos em todas as secretarias foram o primeiro tema abordado na entrevista. O secretário traçou uma retrospectiva da realidade financeira vivida pela Prefeitura nos últimos dois anos e falou sobre o decreto de contingenciamento emitido pelo prefeito Telmo Kirst ainda no primeiro semestre, já antecipando as dificuldades financeiras. “Procuramos sempre antever cenários. Foi preciso adotar medidas de prudência para manter o equilíbrio das contas”, disse ele.

Edemilson destacou a queda na arrecadação do ICMS, nos meses de março, junho e agosto, mas por outro lado, ressaltou a “excelente performance do governo” no cumprimento das obrigações legais, especialmente no que tange à saúde, educação, infraestrutura e serviços. “A forma de conduzirmos o Município faz com que a gente tenha tranquilidade e não tenhamos surpresas”, observou.

Com relação ao Programa Regularize Cidadão, para quitação de débitos municipais, Edemilson afirmou que a meta estimada para este ano, de R$ 3,2 milhões, já foi superada em mais de R$ 107 mil. Questionado sobre a origem da dívida dos contribuintes – pessoas físicas e jurídicas -  com a Prefeitura,  hoje na casa dos R$ 80 milhões, informou que a mesma é oriunda de processos de toda ordem, que vão se somando ao longo do tempo. “Estamos atentos para que, de alguma forma, possamos negociar, para que estes valores não prescrevam e entrem nos cofres municipais. Quantos outros benefícios para a população se tivéssemos esses recursos”, frisou.

Para o secretário, Santa Cruz do Sul é sim um município favorecido pela adimplência dos contribuintes. “Mais de 75 por cento da população paga em dia seus tributos”, declarou. Segundo ele, de um total de 64.870 carnês de IPTU, que serão distribuídos até dia 15, 48.469 farão juz ao benefício do Programa Bom Pagador. Severo destacou como uma das realizações positivas do atual exercício o lançamento do aplicativo, que possibilita o pagamento do IPTU por meio de plataformas digitais.

Ainda sobre o IPTU, o secretário lembrou que até o dia 2 de janeiro, data em que vence o imposto para pagamento em cota única, será concedido desconto de cinco por cento. Aqueles que também se beneficiarem do Bom Pagador terão mais três por cento de desconto, somando oito por cento. “Com base no histórico dos últimos anos a estimativa é que ingressem nos cofres municipais entre R$ 13,5 milhões a R$ 15 milhões”, informou.

Sobre a pauta fiscalização, Edemilson afirmou que existe preocupação com a atividade não formal, especialmente nesta época de festas de fim de ano, e que o trabalho de fiscalização de ambulantes está sendo intensificado. Três novos fiscais foram incorporados ao setor e o módulo compartilhado da Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal (GM), na Praça Getúlio Vargas, está com atividades nos três turnos. Ele salientou também o trabalho de verificação de alvarás nos estabelecimentos formalizados, que devem estar expostos, à vista dos clientes.

Ao encerrar sua participação no programa, Edemilson fez questão de enaltecer o trabalho dos cerca de 3,5 mil servidores que hoje atuam na Administração Municipal. Ele disse que por ter tido a oportunidade de transitar por diferentes áreas do governo – Administração, Políticas Públicas  e Fazenda –, no primeiro e atual mandato do prefeito Telmo Kirst, acompanhou de perto as múltiplas atividades desempenhadas pelos servidores. “São eles que movimentam essa máquina e fazem com que a boa prestação dos serviços esteja diante dos olhos dos cidadãos”.