51 3713 8100

Bolo de maçã é o vencedor no projeto Mestre Cuca Última atualização em, 04 de dezembro de 2018

A mesma escola, mas com uma outra equipe. Pelo segundo ano consecutivo, o grupo de alunos do 6º ano que representou a Escola Municipal Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso, de Santa Cruz do Sul, foi o grande vencedor da terceira edição do projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem. A última etapa da competição ocorreu na manhã desta terça-feira, 4, na cozinha do curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Pedro Hennrique Seixas, de 11 anos, Luana Stefani Weis e Elisa Silva dos Santos, ambas de 12 anos,   conquistaram o primeiro lugar na avaliação dos jurados com a receita de Bolo de Maçã. “Estou muito feliz porque a gente pesquisou bastante pra fazer a receita, e procuramos fazer o bolo mais saudável possível”, declarou Luana.  

 

A iniciativa contou com a participação de oito escolas da rede municipal. Na primeira etapa, após o período de inscrições, as equipes tiveram um dia de capacitação com as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (SEE). A segunda etapa ocorreu em cada educandário, com a preparação da receita e a classificação para a final.

 

De acordo com uma das coordenadoras, nutricionista Cinara Cereser Mussi, o objetivo do projeto é oportunizar a prática culinária de forma saudável e criativa. “”O projeto estimula o despertar para a alimentação saudável”, resumiu. Ainda segundo ela, outra característica da iniciativa é a transversalidade na educação. “Os participantes aprendem, desde a educação financeira, calculando o custo do prato, até os nutrientes que a receita oferece”, “explicou. 

 

Uma das novidades nesta edição é a contribuição da Secretaria de Saúde (Sesa). Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), o Mestre Cuca conseguiu recursos para adquirir a premiação para a equipe vencedora. Segundo uma das coordenadoras do programa, a doutora Denise Henriqson, a parceria vem de encontro à necessidade de estimular o consumo saudável entre os estudantes. Segundo ela, dados de uma pesquisa realizada em 2016 confirmaram que cerca de 33% dos adolescentes estariam com sobrepeso. “Ações como esta são necessárias para trabalharmos a prevenção, para que nossas crianças e jovens criem hábitos mais saudáveis”, afirmou.  

 

Outra novidade, durante a realização do Mestre Cuca em 2018, foi a produção de uma Websérie, já disponibilizada via youtube, em que alunos vencedores da primeira e segunda edições ensinam o passo a passo para se produzir, respectivamente, as receitas de panqueca de espinafre à bolonhesa e de mousse de frutas.  A receita de bolo de maçã, vencedora nesta etapa, também será gravada. 

 

Conforme a secretária de Educação, Jaqueline Marques, o projeto vem se consolidando como uma poderosa ferramenta pedagógica de aprendizado. “Percebemos que a cada ano os alunos estão mais motivados em participar. Parabenizo todos os profissionais de educação pelo excelente trabalho que desenvolvem. Neste projeto, todos os alunos que aderiram são vencedores, porque é uma maneira diferenciada de aprender”, concluiu. 

 

O Mestre Cuca é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEE), com o apoio do Programa Unisc-Escola, dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da Unisc, e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).    

 

Confira as receitas das demais instituições de ensino: 

 

Emef Bom Jesus: Pão de carne

Emef Duque de Caxias: Bolinho de frango

Emef Dona Leopoldina: Bolo de melado

Emef Frederico Assmann: Yakisoba

Emef Guido Herberts: Bolo de frutas com aveia

Emef São Canísio: Bolo de aveia

Emef Félix Hoppe: Bolo de maçã com canela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Links Úteis

Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP