Prefeitura cria comitê para enfrentar a dengue √öltima atualiza√ß√£o em, 10 de setembro de 2018

Diante dos números alarmantes de focos do mosquito da dengue em Santa Cruz do Sul, as ações de combate ao Aedes aegypti serão ainda mais intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde.  Uma das medidas adotadas pelo prefeito Telmo Kirst, por meio de decreto, foi a criação do Comitê Interinstitucional Para o Combate à Dengue, formado por representantes de secretarias municipais, hospitais, União das Associações de Moradores, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Câmara de Vereadores e 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7ºBIB).

Nesta segunda-feira, 10, o primeiro encontro dos integrantes ocorreu no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Uma das pautas da reunião foi avaliar o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, que constatou o crescimento do número de focos do mosquito transmissor. Enquanto em todo o ano passado foram registrados 198 focos, em 2018 já foram descobertos 251.

De acordo com o coordenador do Departamento Municipal de Ações de Combate à Dengue, David Nóbrega, da Vigilância Sanitária, a partir de agora, o trabalho de monitoramento será ampliado para todos os pontos em que há incidência de larvas do mosquito.  “Faremos ações permanentes de combate, e vamos sensibilizar a comunidade para que fique em alerta, eliminando possíveis criadouros”, afirmou.  Ainda segundo ele, o Comitê fará reuniões mensais, sempre na penúltima terça-feira do mês, para avaliar o resultado das ações. Conforme David, as primeiras intervenções, em datas a serem definidas, serão realizadas no Centro e no Bairro Bom Jesus, regiões com o maior número de focos detectados.

O secretário da pasta, Régis de Oliveira Júnior, destacou que a cidade está em situação de alerta e a população precisa compreender os riscos dessa contaminação. “É uma questão de saúde pública e também de prevenção. A comunidade precisa estar atenta para evitar que se tenha água acumulada”, alertou. Na próxima terça-feira, 18, agentes de endemia farão um mutirão no distrito de Monte Alverne, com visitas domiciliares, passando orientações e distribuindo material informativo.