Prefeitura instala o quarto passador de fauna Última atualização em, 18 de junho de 2018

Desde a última sexta-feira, dia 15, Santa Cruz do Sul passou a contar com mais uma estrutura para proteção de animais silvestres. É o quarto passador de fauna instalado no município, desta vez na Rua Vereador Benno João Kist, próximo à casa Villa Martim, no bairro Country. Outros dois estão instalados no Acesso Grasel e um terceiro na Avenida Melvin Jones.

O equipamento, que permite a travessia segura entre os fragmentos de vegetação - especialmente de macacos-prego -, foi construído e instalado pelo Corpo de Bombeiros. Diferente dos anteriores, que são de cordas e canos de PVC, e fixados em árvores, este é mais resistente porque foi confeccionado com madeira e cabos de aço, e preso a postes instalados no local, exatamente para esta função.

De acordo com a bióloga e assessora do Gabinete para Políticas Ambientais da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Daniela Silveira, a escolha do local para a colocação do passador resultou de estudos feitos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), em parceria com o Corpo de Bombeiros. “A via é de grande fluxo e já foram registrados ali, diversos casos de atropelamento de animais silvestres. Os próprios moradores relatam ter visto várias vezes animais fazendo a travessia sobre o asfalto. Temos até vídeo mostrando bandos atravessando exatamente neste ponto da Benno Kist”, disse.

Segundo Daniela, até o fim do ano outros dois novos passadores deverão ser instalados. Um deles ficará também na Rua Vereador Benno João Kist, um pouco abaixo do que foi instalado nessa sexta-feira. O outro, em princípio, deverá ser instalado na Avenida Léo Kraether, mas ainda poderão haver mudanças quanto ao local.

A instalação de passadores de fauna em Santa Cruz do Sul teve início em 2015. Desde então, segundo a bióloga, acidentes envolvendo a fauna nativa diminuíram consideravelmente.