Maio Vermelho alerta para a prevenção ao câncer bucal Última atualização em, 14 de maio de 2018

Pode até ser clichê, mas vale a pena repetir mil vezes se preciso for: prevenir é o melhor remédio! E quando se trata de câncer bucal, a afirmação é ainda mais verdadeira, uma vez que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença. Para que a população saiba melhor como prevenir, uma série de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), em parceria com a 13ª CRS, Unisc e Uniodonto, vão marcar mais esta edição do Maio Vermelho.

Uma delas acontece já no próximo final de semana, com o chamado dia D. Na tarde de domingo, dia 20, profissionais de odontologia e estagiários da Unisc estarão no Parque da Oktoberfest, em mais uma edição do evento Parque do Trabalhador. Além da distribuição de folderes, as equipes estarão conversando com a comunidade, ensinando as pessoas a fazer o autoexame e disponibilizando exames para os interessados nas tendas instaladas.

Já nos dias 28, 29 e 30, todas as equipes de saúde bucal das unidades de saúde do município reduzirão a agenda de rotina para atender prioritariamente pacientes encaminhados para o exame físico bucal. A partir de cada situação serão feitos os encaminhamentos e acompanhamentos necessários.

Segundo a coordenadora da Divisão de Saúde Bucal do município, dentista Denise Henriqson, atividades de prevenção ao câncer bucal acontecem todo ano, incorporadas às rotinas das equipes básicas de saúde, porém agora estão sendo intensificadas. “Nas unidades básicas de saúde e nas estratégias de saúde da família os profissionais vão realizar, durante todo este mês, atividades de educação em sala de espera e vão convidar os pacientes a fazer exames clínicos bucais nos consultórios”, explicou.

Outra estratégia de ação para esta edição do Maio Vermelho é a busca ativa de pessoas que compõem os grupos de risco, como trabalhadores que diariamente estão expostos ao sol, alcoolistas, tabagistas, usuários de próteses dentárias mal adaptadas e com irritantes constantes na boca. Durante a campanha, a população será orientada sobre como fazer o autoexame, como reconhecer aspectos das mucosas normais e aspectos de lesões, além de aprenderem sobre os fatores que aumentam as chances de contrair o câncer bucal.

Alerta – No Rio Grande do Sul, a lei 12.535, de 14 de junho de 2006, definiu o dia 31 de maio como o Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal, coincidindo com o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. A campanha se estende durante todo este mês e é denominada Maio Vermelho.

Veja abaixo algumas dicas para prevenir e enfrentar este mal:

1. O câncer bucal pode atingir lábio, língua, palato, gengivas, assoalho da boca, mucosa jugal e garganta.

2. Fique atento às lesões bucais que não cicatrizam após 20 dias.

3.Deve-se dar atenção especial a lesões esbranquiçadas ou avermelhadas que não são removidas manualmente.

4.Alguns dos sinais e sintomas incluem sangramento espontâneo, dor ao mastigar ou deglutir, aumento de volume, perda de peso recente, mudança de voz.

5.Alcoolismo, tabagismo e exposição solar sem proteção aumentam o risco de câncer bucal em mais de 10 vezes.

6.Protetor solar labial diminui o risco de desenvolver câncer labial.

7.Nem toda lesão bucal é câncer, por isso procure o dentista se notou algo.

8.É importante frequentar o dentista regularmente para avaliar a condição de saúde bucal.

9.O câncer bucal tem alto índice de cura quando diagnosticado na fase inicial.

10.A prevenção é o melhor remédio. Faça o autoexame.