51 3713 8100

A cultura afro em evidência na Praça Siegfried Heuser Última atualização em, 13 de maio de 2018

Uma tarde para celebrar a beleza da cultura afro. Assim foi a primeira edição do Projeto Cultural Momento de Amor, que ocorreu no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Fratnz, na Praça Siegfried Heuser, na tarde do último sábado, 12. Realizado pelo Município de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (Sedect), o evento contou com várias atrações para quem passou por lá.  

 

O encontro iniciou com homenagens a personalidades santa-cruzenses, de origem afrodescendentes, que se destacaram por serem lideranças em diversas áreas e ativistas no movimento negro. Maria de Lurdes do Nascimento, coordenadora do Grupo Afro Olodum e uma das que foram condecoradas, comoveu-se ao ser lembrada. "Estou emocionada e muito honrada. O trabalho que fazemos é para um mundo com mais respeito às diferenças e ao ser humano", afirmou. 

 

A programação teve sequência com apresentações musicais dos grupos União e Consciência Negra e Afro Olodum, que trouxeram para o palco canções da cultura africana. Logo depois, o grupo Dance Crew, composto em sua maioria por adolescentes, e coordenado pelo coreógrafo Sandro Bittencourt, mostrou o talento da gurizada na dança. "São momentos como esse que me motivam a continuar fazendo um trabalho social com crianças e jovens", disse Bittencourt. A programação ainda teve poesia, oficinas de capoeira e pintura, e pratos típicos da culinária afro.

 

A coordenadora do Centro de Cultura, Margaret Rodrigues, avaliou a iniciativa. "Sempre acolhemos com muita alegria o que a comunidade propõe. Nosso papel é fomentar a arte e a cultura no Município e hoje é um grande dia para celebrar isso", finalizou.

Fotos que ressaltam a beleza negra, desenvolvido pela Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Margarida,  também estavam expostas no local. 

 

 

 

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP