51 3713 8100

Sábado de muitas ações voltadas à saúde na Praça Getúlio Vargas Última atualização em, 09 de abril de 2018

No Dia Mundial da Saúde, que ocorreu nesse sábado, 7, uma série de serviços da Secretaria Municipal da Saúde foram oferecidos na Praça Getúlio Vargas, de Santa Cruz do Sul.  Com o tema Saúde Para Todos, a mobilização envolveu equipes dos programas de Planejamento Familiar, de Redução de Danos, de Tuberculose e Hepatites Virais, que distribuíram material informativo e conversaram com a comunidade a respeito da importância da prevenção. Uma equipe do Sesc fez aferição da pressão arterial e profissionais da Saúde Bucal do Município demonstraram formas corretas de se fazer a escovação. 

 

Já o pessoal do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas)  orientou as pessoas sobre HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como preveni-las, tratamento e toda a sistemática de atendimento prestado pelo serviço. 

 

A secretária Municipal de Saúde, Renice Vaccari, destacou a importância das parcerias para atender  ao maior número de usuários dos serviços de saúde. “O que estamos fazendo aqui, hoje, é um pouco do que se faz todos os dias em matéria de prevenção e de atendimentos. É importante que as população conheça os serviços e  procure por eles”, afirmou. 

 

Também em alusão à data, a Escola Municipal Santuário promoveu ações relacionadas à saúde na manhã de sábado. Sessões de Reike, exame de glicose, verificação de pressão arterial, serviços de manicure, maquiagem e até de tatuagem estavam entre as atividades oferecidas. Segundo a diretora do educandário, Kelly Cecília Bastos Gomes, a escola também tem o papel de aproximar a comunidade dos serviços de saúde. “Geralmente as pessoas trabalham durante a semana e não tem tempo de cuidar de si. Por isso resolvemos oferecer estes serviços aos pais dos alunos”, explicou. 

 

O Dia Mundial da Saúde é uma data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950, comemorada no mesmo dia de sua criação. A data serve para promover um estado de completo bem-estar físico, mental e social para todos os povos. Os temas tratados ao longo dos últimos anos foram depressão (2017), diabetes (2016), segurança alimentar (2015), doenças transmitidas por vetores (2014), hipertensão (2013), envelhecimento saudável (2012), entre outros. 

 

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP