51 3713 8100

SEE mobiliza gestores para debater a Base Nacional Curricular Última atualização em, 29 de março de 2018

A Secretaria Municipal de Educação (SEE), de Santa Cruz do Sul, organizou um cronograma com diversos momentos de capacitação em serviço, no decorrer dos próximos meses, para que professores de educação infantil e ensino fundamental, além de outros profissionais da educação, possam conhecer e aprofundar seus conhecimentos a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As diretrizes, que definem a aprendizagem essencial que todos os alunos, tanto na rede pública como particular, devem adquirir na escola, em todo o território nacional foram homologadas pelo governo federal em dezembro do ano passado.

 

A elaboração ou atualização dos currículos, nos estados e municípios, é um dos primeiros passos da implantação da BNCC. Por isso, segundo a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, os encontros vão preparar gestores, supervisores, orientadores e professores de cada área para esta nova realidade. O primeiro encontro, o chamado “Dia D” foi realizado na Câmara de Vereadores, no último dia 23, dando início aos trabalhos. “Será um ano de muito estudo, discussões e debates que se tornam necessários para alinhar toda a educação das escolas municipais”, observou a secretária. 

 

De acordo com a coordenadora estadual da BNCC pela União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), Marlea Ramos Alves, Santa Cruz do Sul está caminhando dentro do esperado. “Santa Cruz está muito bem. Este momento de sensibilização dos profissionais na Câmara de Vereadores foi importante. Todos os municípios tem que estudar o documento, conhecer e, a partir disso definir os currículos que obedecerão as normas gerais e as diretrizes gerais da BNCC”, disse ela. 

 

Segundo a coordenadora, no dia 12 de abril, o Rio Grande do Sul lançará um portal virtual para consulta pública. A população poderá contribuir com sugestões para construção de um currículo mínimo para as escolas gaúchas. 

 

O que é a BNCC - A Base Nacional Comum Curricular define o que deve ser aprendido a cada etapa da vida escolar. Vale tanto para escolas públicas quanto privadas, que passam a ter uma referência nacional obrigatória para elaborar e adequar seus currículos, planos de estudo e propostas pedagógicas. Trata-se da implantação de uma política educacional articulada e integrada em todo o país.

  

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP