Município anuncia nova redução no déficit da educação infantil Última atualização em, 09 de março de 2018

Em pouco tempo, a falta de vagas para crianças de zero a 3 anos na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul será notícia do passado. Nesta sexta-feira, dia 9, a Secretaria Municipal de Educação (SEE) anunciou mais uma redução no déficit da educação infantil. Com a nova chamada de crianças selecionadas dentro dessa faixa etária, o déficit agora é de 194 vagas, contra 1271, número registrado ao final de 2012. Uma redução de 85%.

No início do ano, ao final do período de inscrições, a lista de espera era de 231 crianças de zero a três anos de idade. Com a chamada atual ingressam na rede, mais 37 crianças que estavam aguardando por uma vaga na educação infantil. São crianças, cujos pais mudaram de cidade ou que acabaram ganhando bolsas de estudo na rede particular.

A lista, que já está sendo divulgada no site oficial da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) - no link da secretaria, na aba Central de Vagas -, e também nos murais da SEE,  traz também os nomes de mais 136 crianças de 4 e 5 anos selecionadas. Desse montante 97 são inscrições tardias, de famílias que passaram a morar no município e trocas da rede particular para a rede pública municipal. Outras 39 selecionadas são crianças, cujos pais não haviam efetuado a matrícula após a primeira chamada. Cabe lembrar que nessa faixa etária não existe falta de vagas, cem por cento da demanda é absorvida pela rede municipal.

Para efetuar a matrícula, os pais de crianças com até 3 anos devem ir até a SEE (Rua Cel Oscar Jost, em frente ao Poliesportivo) na semana que vem para retirar o atestado de vaga. O atendimento será na segunda, terça e quarta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Já para alunos de 4 e 5 anos, os responsáveis devem efetuar a matrícula no próprio estabelecimento de ensino, a partir de segunda-feira.

A SEE informa que na próxima quinta-feira, dia 15, será aberto mais um período de transferência na educação infantil. Não há garantia nesses casos, mas pais interessados em trocar o filho de escola terão seu pedido analisado. Para isso é necessário comparecer diretamente na secretaria, portando cópia da certidão de nascimento e comprovante de residência. O horário de atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Déficit zero – Segundo a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, o objetivo do governo municipal é zerar o déficit de vagas na educação infantil já no início de 2019. “Estamos caminhando para um novo tempo na educação, para que não haja nenhuma criança fora da sala de aula. Esse é o nosso foco e será um feito histórico”, disse.

Estão em processo de licitação a construção das Emeis Progresso e Viver Bem. Também uma grande escola de educação infantil passará a funcionar no primeiro piso do atual prédio da SEE. A reforma deve começar no segundo semestre deste ano.

Veja abaixo os links para acesso as listagens:

4 a 5 anos - https://goo.gl/TRPuZo

0 a 3 anos - https://goo.gl/sDbce7