51 3713 8100

Prefeitura lança Programa de Prevenção Permanente para o Túnel Verde Última atualização em, 08 de março de 2018

Na tarde desta quarta-feira, dia 7, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul deu mais um passo significativo para resguardar a vida de um de seus mais importantes patrimônios naturais: o Túnel Verde. O prefeito Telmo Kirst assinou, no salão nobre do Palacinho, um decreto instituindo um programa de prevenção permanente para cuidar das tipuanas. O trabalho será conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass). 

 

De acordo com o titular da pasta, Vanir Ramos de Azevedo, técnicos serão treinados e destinados exclusivamente para atuar no programa, que compreende a realização de serviços de recuperação, podas e limpeza das árvores. Um engenheiro ambiental e uma bióloga coordenarão a equipe operacional, composta por três servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu). O trabalho será executado pelo período de um ano, podendo ser prorrogado, se assim houver necessidade. 

 

Segundo o secretário, o estudo sobre as condições do túnel verde, realizado em 2014 e 2015, foi determinante para a adoção do programa de preservação permanente. Com a medida, ele acredita que seja possível prolongar a vida útil dos exemplares, na Marechal Floriano, por mais uns 70 anos. “É uma ação necessária e de extrema importância  para evitar que as tipuanas vão se desgastando ainda mais e acabe sendo necessário fazer podas cada vez mais radicais e até retirar árvores inteiras”, disse. 

 

 

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP