51 3713 8100

Prefeitura firma parceria com entidades sócio-esportivas e apresenta novos bolsistas das escolinhas de futebol ƚltima atualizaĆ§Ć£o em, 23 de fevereiro de 2018

Disciplina, garra e muita força de vontade. Com essa fórmula, dezenas de jovens atletas, entre crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 19 anos, foram selecionados na última edição do Campeonato Municipal Dente de Leite para ingressarem como bolsistas nas escolinhas do Santa Cruz, Avenida, Genoma Colorado, Flamengo e União Corinthians. Eles foram conhecidos pelo prefeito Telmo Kirst, na tarde desta sexta-feira, dia 23, no salão nobre do Palacinho, e receberam a carta de convocação, durante a cerimônia de assinatura do termo de colaboração com as entidades sócio-esportivas do município.

 

 No futebol e no basquete a parceria acontece desde 2013 e, este ano, passa a acontecer também no judô, através da Associação de Judô Santa Cruz do Sul, e com a Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). Desde o início do proejto, centenas de jovens têm a oportunidade de praticar atividades esportivas, ocupando o tempo livre no extraturno escolar e mantendo-se assim longe da drogadição. Este ano o repasse da Prefeitura será de R$ 204 mil a sete entidades. Esses recursos podem ser utilizados pelas escolinhas no pagamento de arbitragem, alimentação, fardamento e materiais. 

 

Como contrapartida, bolsas são oferecidas para destaques do Projeto Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã e do Campeonato Municipal Dente de Leite, iniciativas coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte. A seleção dos bolsistas é feita pelos chamados “olheiros” durante as competições. Para este ano 84 bolsas foram concedidas. Além de mostrar talento na modalidade, a gurizada precisa se puxar nos estudos,  saber conviver em grupo e ser um exemplo quando o assunto é disciplina.

 

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, o investimento não é isolado, mas integra uma série de ações de governo e se constitui em uma política pública de valorização do esporte. Na ocasião, ele citou o apoio a todas as ligas de esporte amador, os projetos Craques da Bola e Maturidade Esportiva e os investimentos em equipamentos esportivos como o CIE Faxinal, ginásio da Linha Santa Cruz, campos do Flamengo, Esmeralda, Rauber e Bom Jesus. “Tudo isso com um só objetivo, a formação da cidadania, através do esporte. Se estes jovens não forem craques da bola, terão oportunidades e serão, com certeza, craques na vida, cidadãos do bem”, disse.  

 

Assinaram o convênio a Associação de Judô Santa Cruz do Sul, Associação Genoma Santa Cruz, Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes, Associação Periquito Esporte em Ação, Centro Esportivo, Educacional e Social Santa Cruz, Esporte Clube União Corinthians e Sociedade Cultural, Beneficente e Recreativa Flamengo. 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico:
suporte@santacruz.rs.gov.br
Desenvolvido por DROP