Prefeitura assina contrato para construção de rede hídrica em São Martinho Última atualização em, 15 de janeiro de 2018

Dentro de poucos dias começam as obras para construção da primeira rede hídrica do distrito de São Martinho. A primeira etapa é parte de um investimento global estimado em R$ 3 milhões e que vai contemplar com água potável cerca de 300 famílias da localidade. Em ato que contou com a presença de autoridades e lideranças da comunidade, no salão Kelzenberg, na manhã deste sábado, 13, o prefeito Telmo Kirst assinou o contrato e o termo de início das obras, com a empresa vencedora da licitação, a Construtora Casanova Ltda.

Nesta fase inicial o sistema de abastecimento de água terá 7,30 quilômetros de extensão para atender cerca de 40 famílias. O valor é de R$ 471.382,15, custeados através de recursos do Fundo de Gestão Compartilhada, que tem como agentes a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Esta semana a empresa inicia a montagem do canteiro de obras e a conclusão desta primeira etapa está prevista para o mês de setembro. De acordo com o prefeito, a medida que mais recursos foram ingressando no fundo, a obra terá sequência até atingir aproximadamente 20 quilômetros de rede. Ele lembra que ao assinar o contrato com a Corsan, em 2014, a Administração Municipal incluiu investimentos para a construção e ampliação de redes hídricas no interior. “Tomamos o cuidado de colocar no contrato recursos do fundo para serem investidos no interior que precisa de água potável”, observou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo, ressalta que a rede hídrica em São Martinho é uma obra aguardada há muito tempo pela comunidade e que significa qualidade de vida.  “Alguns moradores já começam a sofrer com a estiagem. Como a obra será concluída em setembro, estes moradores não terão problemas no verão do ano que vem”. Segundo ele os projetos para dar sequência a obra, após a finalização da primeira etapa, já estão sendo executados pela secretaria.