Governador Sartori abre oficialmente a colheita do fumo Última atualização em, 27 de outubro de 2017

Com a presença do governador José Ivo Sartori, foi aberta oficialmente, na tarde desta sexta-feira, dia 27, na localidade de Estância Nova, município de Venâncio Aires, a colheita do tabaco. A cerimônia foi realizada na propriedade da família do produtor Antônio Alcir Coutinho e também contou com a participação do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke, do presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, do presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, entre outras autoridades ligadas ao setor no Estado.

Após agradecer à família Coutinho pela cedência da propriedade, Sartori disse que o ato ficará marcado na história da produção de tabaco do Rio Grande do Sul. Ele fez menção à defesa do setor em Brasília pelos parlamentares presentes e ressaltou que somando  Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são 150 mil famílias envolvidas na produção do produto, sendo 80 mil apenas no estado gaúcho.

Sartori disse que o Estado mantém a política de incentivar todos os produtos oriundos do campo e que o poder público precisa seguir o exemplo de quem trabalha e produz. Mais uma vez afirmou que o maior capital do Rio Grande do Sul são os gaúchos e que o Estado não pode atrapalhar quem produz, trabalha e realiza. Sobre a abertura oficial da colheita, enalteceu a iniciativa. “Este é um momento para resgatarmos o papel fundamental da produção para todas as famílias que vivem dessa cultura, pessoas que lutam todos os dias para defender seu sustento”.

O governador pediu ainda que os agricultores procurem manter seus filhos no trabalho do campo e ainda  mencionou o desafio do Estado para  resgatar o equilíbrio das contas públicas.

Após a cerimônia de abertura, os convidados se dirigiram até a lavoura de tabaco, onde Sartori fez a tradicional colheita do produto.