Mais um dia para lembrar a importância da amamentação Última atualização em, 04 de agosto de 2017

“Valioso como ouro!”. Foi essa a comparação que serviu de inspiração para que a ESF Cristal Harmonia tivesse suas instalações decoradas com enfeites dourados, em alusão à Semana Mundial da Amamentação. Nessa sexta-feira, dia 4, um grupo de 25 gestantes que aguardaram por atendimento na sala de espera receberam orientações da equipe de enfermagem sobre a importância do aleitamento materno.

O momento foi propício para que elas e seus familiares sanassem dúvidas com relação a um assunto que ainda é cercado de mitos. Embora não seja mãe de primeira viagem, a safrista Clair dos Santos Dias, 38 anos, aproveitou para aprender mais um pouquinho. “Aprendi que quanto mais tempo a gente amamentar melhor porque a criança não fica doente tão cedo. Também aprendi  que a mãe também precisa ter uma alimentação saudável”, disse.

Além de um painel, confeccionado especialmente para a ocasião, e de balões dourados que enfeitavam as paredes e o teto, foram distribuídos lacinhos para prender na lapela e folders informativos com orientações sobre o tema. Também uma cadeirinha dourada serviu de cenário para que as gestantes levassem de recordação para casa uma bela fotografia digital.

Roda de conversa - No Centro Materno Infantil (Cemai) as atividades pela Semana Mundial da Amamentação ocorreram na parte da manhã. Além de uma roda de conversa para gestantes e seus acompanhantes, a equipe de enfermagem preparou jogos com perguntas e respostas com o tema “Mitos e verdades sobre a amamentação”.

De acordo com a enfermeira Maitê Lima, responsável pelo Setor de Ginecologia e Obstetrícia, o desconhecimento acerca dos benefícios da amamentação ainda é comum. “Muitas mães abandonam o aleitamento por falta de orientação e de apoio”, reconhece. Segundo ela, mesmo com muita informação disponível, sobram dúvidas e mitos sobre a questão.

Para reduzir a ansiedade, tão comum no período da gestação e deixar as mulheres mais tranquilas, durante todo o mês, as consultas de enfermagem para orientações sobre amamentação poderão ser agendadas por livre demanda, pessoalmente no Cemai, ou pelo telefone 3715 8666. Já as atividades na sala de espera também seguirão este mês, sempre nas quartas e sextas-feiras na parte da manhã. A Secretaria Municipal de Saúde orientou todas as unidades – UBSs e ESFs – a realizarem ações em prol da Semana Mundial da Amamentação.

Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico: DTIC/SMF
ti@santacruz.rs.gov.br