Prefeitura lança edital para retomada das obras do Complexo Lago Dourado ├Ültima atualiza├ž├úo em, 14 de julho de 2017

Mais um passo rumo à concretização do maior complexo de turismo e lazer do Estado do Rio Grande do Sul. O prefeito Telmo Kirst lançou na manhã desta sexta-feira, 14, edital para contratação dos serviços para realização das obras de infraestrutura do Complexo Lago Dourado, às margens da BR 471. Esta será a segunda etapa das intervenções, que tiveram início em janeiro de 2016, com a execução da drenagem para construção de uma segunda taipa no entorno do reservatório.

De acordo com o edital, que será publicado neste sábado em veículo da imprensa local e regional, serão investidos R$ 11, 3 milhões na pavimentação da ciclovia, construção de via de acesso e terraplenagem dos módulos 1 e 2. As intervenções deverão ser realizadas pela empresa contratada em um prazo máximo de 16 meses. “É um marco histórico para Santa Cruz do Sul porque estamos falando da obra mais importante a ser construída no município, um verdadeiro legado que deixaremos para as futuras gerações”, disse o prefeito Telmo.

Em paralelo ao processo licitatório para escolha da empresa que ficará responsável pelas obras serão elaborados os estudos hidrológicos - acordados entre a Prefeitura e o Ministério Público - e que estão em fase final de contratação junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e à Escola de Engenharia da UFRGS (FEERGS). Eles têm como propósito avaliar o impacto das obras propostas no entorno do reservatório.

Durante esta segunda etapa será finalizada a duplicação da pista que hoje é utilizada tanto para ciclismo como para caminhadas. A pista rente ao espelho d`´agua será exclusiva para caminhadas e a externa ficará restrita aos amantes da bicicleta. Ambas serão pavimentadas e separadas por um canteiro com dois metros de largura, arborizado, equipado com bancos e iluminado com luminárias de pétalas, a cada 20 metros.

É nesta fase que será feita a terraplenagem para configuração das futuras edificações do complexo e também construído um amplo estacionamento. Restarão para a terceira e última etapa do projeto, os trabalhos de terraplenagem do módulo três, que poderá contar com atrações como play molhado.

O investimento no Complexo Turístico Lago Dourado para compor uma estrutura destinada ao lazer e à prática de atividades esportivas é de R$ 20 milhões. Esse montante foi assegurado no contrato assinado entre a Prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em julho de 2014. Até agora já foram investidos cerca de R$ 7 milhões. “Todos os recursos são provenientes do caixa da Corsan, graças a exaustivas negociações quando da renovação do contrato que hoje está permitindo resolver os problemas de saneamento no município”, avaliou Telmo.

De acordo com o projeto desenvolvido pela empresa STE Engenharia, as estruturas do entorno do lago serão distribuídas em três módulos. Estão previstos estacionamentos, pistas de caminhada e ciclismo, quiosques com churrasqueiras, quadras poliesportivas, play molhador, restaurante, praça de alimentação, academia ao ar livre, Eco Escola, pistas de bicicross e de skate, aquapark, banheiros e outros espaços, todos projetados com acessibilidade.

Durante a cerimônia, os convidados acompanharam a exibição de um vídeo com os detalhes arquitetônicos da obra. O ato contou com a participação do superintendente da Corsan, José Epstein, do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Lersch, e de representantes de diversas entidades governamentais e empresariais de Santa Cruz do Sul.

O edital será publicado neste sábado em jornal da cidade. Na segunda-feira, 14, será publicado no Diário Oficial da União e também estará disponível no site da prefeitura.

Histórico - O maior reservatório de água do município, conhecido como Lago Dourado, foi projetado em 1997 e inaugurado no ano 2000. Seis anos depois um projeto turístico para o local foi elaborado pela empresa Magna Engenharia, quando Telmo Kirst era presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Quase uma década depois, já prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst começou a implantar um grande complexo turístico junto ao reservatório. Os investimentos estimados em 20 milhões de reais, foram assegurados quando da renovação do contrato com a Corsan.

No início de 2015, em parceria com a Santa Ciclismo, a Administração Municipal inaugurou um bicicletário no local. Em julho, com recursos próprios, a prefeitura construiu o primeiro deck, um pontapé inicial para tornar o Lago Dourado um dos mais frequentados espaços de lazer e esporte do município. Mais adiante, no mês de dezembro, um convênio com a Associação Esportiva, Recreativa e de Lazer do Lago Dourado (Aelago) possibilitou a realização do Projeto Remando no Lago, liberando o espelho d`água, aos finais de semana, para a prática de esportes náuticos não-motorizados.

Ao final de 2015 teve início a limpeza e a retirada de vegetação do entorno do reservatório. Na sequência foi executada a drenagem e construída uma segunda barragem no perímetro de 6 quilômetros ao redor do lago.

Conheça a estrutura projetada para cada módulo:

Módulo 1: estacionamento, pistas de caminhada e ciclismo, quiosques com churrasqueiras, quadras poliesportivas, play-molhador, pista de educaçã de trânsito e banheiros.

Módulo 2: Estacionamento, quiosques com churrasqueiras, restaurante e praça de alimentação, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, quadra e campo de futebol, quadra de vôlei de areia, deck seco, playground, Eco Escola, sede da Guarda Municipal e Brigada Militar e banheiros.

Módulo 3: Estacionamento, quiosques com churrasqueiras, academia ao ar livre, quadras de tênis, campo de futebol, playground, pista de bicicross, pista de skate, aquapark, banheiros e torre de vigilância.

Prefeitura de Santa Cruz Suporte Técnico: DTIC/SMF
ti@santacruz.rs.gov.br