Última atualização em, 09 de agosto de 2017

Helena Hermany

Natural do município, Helena Hermany é formada em Ciências Contábeis pela Unisc e pós-graduada em Políticas Sociais. É funcionária aposentada do Banco do Brasil e no início de sua carreira foi a primeira mulher a assumir o posto de bancária na fronteira oeste do Estado.

Em 1992, quando o marido Edmar Hermany foi eleito prefeito de Santa Cruz do Sul, entrou definitivamente na vida pública. Como primeira-dama assumiu a área social, iniciando uma longa caminhada no auxílio aos mais necessitados. Em 2000, enfrentou sua primeira eleição, tornando-se a vereadora mais votada da história do Legislativo santa-cruzense.

Foi presidente fundadora do Comitê Comunitário de Combate à Fome e à Miséria, conselheira e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e criadora e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

Em 2004, foi eleita vice-prefeita na chapa encabeçada por José Alberto Wenzel. Assumiu uma secretaria na área social, devido à sua longa experiência com trabalhos comunitários. Com a renúncia do prefeito, ao final do mandato, Helena assumiu o cargo, ficando no comando do Executivo por um período de sete meses. Foi assim a primeira prefeita de Santa Cruz do Sul.

Paralelamente Helena sempre desempenhou funções junto a entidades de atuação em defesa de importantes causas sociais, como Casa da Amizade, APAE, ASPEDE, Rotary, GAC e Rede Feminina de Ações Integradas. Nessa última desenvolveu os projetos Aluno Presente, Projeto Esperança, Planejamento Familiar, Padaria Comunitária e Grupo Teatral Esperança. Em 2012 enfrentou um novo pleito e se elegeu vice-prefeita de Telmo Kirst.

Durante o mandato fez questão de comandar uma secretaria na área social. Foi reeleita novamente junto com Telmo Kirst, em outubro de 2016, e segue à frente do Gabinete da Vice-Prefeita que, com a minirreforma administrativa, agregou também os departamentos responsáveis pela área da Habitação e pelas obras do PAC.

Chefe de Gabinete:

Ângela Saraiva