“Celebrar sem ferir” quer prevenir efeitos negativos do barulho dos foguetes em pessoas com deficiência
Na data que marca o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentou uma importante ação de conscientização. Ato realizado no auditório da Procuradoria-Geral do Município, na manhã desta terça-feira (3), lançou a campanha “Celebrar sem ferir”.
A iniciativa, capitaneada pelo Departamento de Inclusão das Pessoas com Deficiência, com o apoio do Centro Municipal de Atendimento ao Autista, quer mobilizar a comunidade para evitar o uso de fogos de artifícios com ruídos, substituindo-os por outros modelos silenciosos. Conforme a coordenadora do departamento, Adriele Vargas, a ação busca trazer maior proteção aos indivíduos com qualquer tipo de deficiência sensíveis a estes artefatos, como é o caso daqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eles têm maior sensibilidade ao som dos foguetes, podendo sofrer reações adversas como choro, irritabilidade e medo, entre outros comportamentos.
A ação conta com o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), através da Guarda Municipal, e da Brigada Militar, que estarão preparadas para atender ocorrências para coibir o uso de fogos de artifício que gerem barulho.
Adriele destacou o empenho da gestão da prefeita Helena Hermany no desenvolvimento de ações e políticas de inclusão para as pessoas com deficiência no município. Ela lembrou que neste mês, completam-se dois anos da criação do Departamento da Pessoa com Deficiência. E celebrou a aprovação da Lei Municipal 9.791, que cria o Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência, aprovada no dia anterior na Câmara de Vereadores.
Ao encerrar sua manifestação, Adriele entregou a Helena Hermany uma indicação de alteração na legislação municipal relativa ao uso de fogos de artifício com estampido (Lei 8.500/2020), para que a campanha “Celebrar sem ferir” se torne obrigatória na cidade e que os recursos de multas geradas por infração a ela sejam destinados ao Fundo da Pessoa com Deficiência.
A titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) prometeu apoio à ação e frisou a liderança da prefeita para que iniciativas em prol das pessoas com deficiência fossem tomadas. “Todos esses avanços iniciaram pela atuação da prefeita Helena, que abriu espaço para essas famílias serem vistas e ouvidas”, avaliou.
Em sua fala, a prefeita Helena Hermany lembrou que sua principal meta enquanto chefe do Executivo Municipal sempre foi o cuidado com as pessoas, destacando sua trajetória relacionada a diversas ações de cunho social.
A chefe do Executivo Municipal declarou que se sente feliz por deixar um legado no coração da comunidade. “Para mim, importa muito ter contribuído para a criação dessas iniciativas. Defendam essas conquistas, lutem para que as políticas públicas avancem e continuem”, concluiu.
Também participaram do evento os secretários Mário Colombo (Educação), Fabiano Dupont (Saúde) e José Joaquim Dias Barbosa (Sesmob).
A campanha contará com ações informativas e educativas a partir do seu lançamento. Na parte da tarde, representantes do departamento participaram de um bate-papo com a comunidade em uma emissora de rádio local e também estava prevista a realização de uma blitz na rua Marechal Floriano. Durante a atividade, haverá a distribuição de materiais sobre o Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Centro Municipal de Atendimento ao Autista – Girassol e a ação “Celebrar sem ferir”.
Em caso de ocorrências com fogos de artifício com ruído, informe os telefones 153 (Guarda Municipal) e 190 (Brigada Militar).