A dona de casa Lecinda Doraci Alves, de 58 anos, não conteve a emoção. Depois de uma vida inteira querendo fazer um curso básico de corte e costura, finalmente teve a oportunidade de aprender tarefas simples do ofício, em um curso de capacitação, e agora comemora o feito que para ela tem muito significado. “Meu sonho era aprender a costurar. Tenho seis netos, e sempre quis fazer roupinhas, bainha, barra, colocar ziper, essas coisas. Agora até bolsas sei fazer, e meu próximo passo é comprar uma máquina de costura”, relatou.
Moradora do Residencial Viver Bem, Nelcinda realizou a oficina Gente que Costura Amor, no Cras Beatriz Jungblut, e nesta terça-feira, 3, recebeu o certificado de participação. Assim como ela, outras 300 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos participaram de uma cerimônia de formatura, realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Além dos formandos em oficina de corte e costura, foram certificados os participantes dos projetos MasterChef Social e Transformação, este com a oferta de cursos em inglês, dança, grafite, mídias sociais e acesso ao mercado de trabalho.
As atividades foram executadas nos Cras Beatriz Jungblut, Central e Integrar, do Bairro Bom Jesus, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Bairros Margarida e Aliança, além das escolas municipais José Ferrugem, Frederico Assmann, Guilherme Hildebrandt e São Canísio.
Em sua saudação, a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, destacou a importância da qualificação para buscar oportunidade. “A nossa prefeita Helena Hermany sempre teve como bandeira oferecer cursos de capacitação, para que as pessoas possam sonhas com novas perspectivas. E estamos aqui hoje, com muito orgulho para nós, da administração pública, em conjunto com vários parceiros, para poder oferecer tantas possibilidades a vocês, de todos os nossos territórios, de se qualificarem para um futuro melhor. Levem este momento de hoje, para a vida de vocês”, declarou a secretária.
Quem saiu da solenidade feliz da vida foi a artesã, Nilza Silveira Fagundes, de 56 anos, moradora do Bairro Aliança, que participou da oficina Ceia de Natal. “Este curso contribuiu bastante para mim, porque assim posso ganhar um dinheiro extra, fazendo bolachas de Natal, além de ter sido muito bom poder se envolver com uma atividade fora de casa. Espero que ano que vem tenha de novo”, afirmou.
Para a realização das oficinas, a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, teve como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Quick English Idiomas, Jefs Studio de Dança, Associação de Projetos Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), Ateliê Vivências Urbanas e Maísa Esteves Wink.