OSPA lota Catedral São João Batista em concerto comemorativo ao bicentenário da imigração alemã Última atualização em, 01 de julho de 2024

Mais uma etapa da programação comemorativa ao Bicentenário da Imigração Alemã foi concluída com extremo sucesso na noite de sexta-feira (28), em Santa Cruz do Sul. A Catedral São João Batista foi palco para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Um acidente na RSC-287 atrasou o início do espetáculo em cerca de uma hora, mas o ânimo do público não arrefeceu em nenhum momento. A estimativa da organização do evento é de que ao menos 1.500 pessoas tenham comparecido ao concerto, o primeiro realizado pela orquestra após as enchentes de maio que atingiram o Estado.

No repertório, a OSPA trouxe obras de grandes compositores da música clássica, como Johannes Brahms, Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Georg Friedrich Händel e Jacques Offenbach, além do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno.

O secretário de Cultura, Dinho Barbosa, lembrou que, durante a gestão da prefeita Helena Hermany, a pasta tem buscado levar suas ações a todos os recantos do município. Barbosa destacou que o concerto chega a Santa Cruz do Sul em um momento de reconstrução e recomeço no município e no Estado. “Esperamos, através da música e da arte, acalentar o coração do povo gaúcho e santa-cruzense”.

O presidente da Comissão Estadual do Bicentenário, Rafael Gessinger, enfatizou a importância dos festejos e o protagonismo de Santa Cruz neste contexto. “Com o concerto de hoje, honramos a memória de nossos antepassados e projetamos um futuro de respeito, fraternidade e amor”, afirmou.

Coordenador da Comissão dos 175 Anos da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul, Paulo Afonso Trinks mostrou-se bastante satisfeito com a adesão do público ao evento. “É um privilégio ter uma orquestra deste porte abrilhantando os festejos. A comunidade correspondeu e a Igreja ficou lotada”, comemorou.

Após o final do espetáculo, as amigas Rafaela Boetcher, artista plástica, e Denise Henriqson, funcionária pública, mostraram-se positivamente impactadas pelo espetáculo que testemunharam. “Foi um presente, porque, em toda a minha vida, nunca vi a OSPA aqui. Eventos como esse fazem a gente chegar mais perto do sublime,” comentou Rafaela.