Colégio Romano de Rio Pardo conhece o Gauten Parque de Inovação e Tecnologia Última atualização em, 28 de junho de 2024

A concentração era de gente grande e o assunto até bem pouco tempo também poderia ser considerado um tema para adultos, mas a verdade é que para esta novíssima geração, robótica não é bicho de sete cabeças. Na tarde desta quarta-feira, 26, duas turmas da Colégio Romano Nossa Senhora Auxiliadora, de Rio Pardo, vieram a Santa Cruz do Sul conhecer o Gauten Parque de Inovação e Tecnologia. Cerca de 40 alunos  participaram da visita.

Além de conhecerem as instalações do Gauten, os estudantes do 2º ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de conversar com os empreendedores. As empresas Limbx e Protege Química se disponibilizaram a receber a garotada e prepararam momentos de interação, mostrando de forma bem didática como a ciência e a tecnologia podem mudar vidas e construir uma sociedade melhor.

A primeira explanação foi feita pela CEO da Protege Química, Júlia Giovanaz, e pela CTO Franciele Carraro. A empresa é pioneira em desenvolver uma alternativa para prevenção da doença da folha verde, tendo recebido em 2022 premiação na segunda maior feira de ciências do mundo, em Dubai. “Ficamos muito felizes com a visita das crianças, elas alegraram nossa tarde com perguntas e curiosidades. Também nos surpreendeu a inteligência da turma, com respostas super avançadas”, disse Júlia.

Durante a apresentação da Limbx, startup, que desenvolve próteses para pacientes amputados, as crianças puderam experienciar a utilização dos equipamentos. Antes vestiram luvas com as mãos fechadas e tentaram pegar objetos para sentir a sensação de não ter os braços.“É incrível ver como crianças tão jovens mergulham de cabeça em temas tão avançados como robótica e inovação. Elas tiveram a chance de entender melhor os desafios de quem tem amputações e ver como a prótese torna tudo mais fácil”, observou o CEO Natã Vargas.

A visita dos alunos foi acompanhada pelo chefe de Inovação e Empreendedorismo do Gauten, Guilherme Della Giustina. Ele disse que tem sido crescente o interesse das escolas públicas e particulares em visitar o espaço. “Esse é o papel do Gauten, nós queremos ser exemplo e estreitar essa conexão entre a escola e o empreendedorismo para inspirar as gerações mais novas”.