Concerto alusivo ao Bicentenário da Imigração terá ação solidária Última atualização em, 28 de junho de 2024

A música em sintonia com a solidariedade é o que vai ocorrer na próxima sexta-feira, 28, na Catedral São João Batista, de Santa Cruz, por ocasião do concerto da Orquestra Sinfônica (OSPA) de Porto Alegre. Marcado para iniciar às 19h, o concerto, que integra a programação comemorativa ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, servirá também para ajudar a quem mais precisa.

De acordo com o secretário de Cultura, Dinho Barbosa, a intenção é promover a arrecadação de agasalhos para quem for prestigiar o espetáculo. “A prefeita Helena Hermany nos sugeriu esta ação, para que possamos aliar cultura e solidariedade neste momento em que se inicia período de dias mais frios. A população de Santa Cruz sempre se mostrou muito solidária e contamos com a colaboração da comunidade”, declarou.

O acesso ao espetáculo é gratuito, e quem quiser fazer a doação, haverá um ponto de coleta no local. A orientação é para que sejam doadas roupas de inverno, como blusas, casacos e cobertores.

O concerto

O concerto terá a regência de Evandro Matté e participação da cantora lírica Carol Braga e faz parte da agenda organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida em 2021 por Decreto do Governador do Estado). O espetáculo inclui alguns dos maiores nomes da música alemã: Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). O repertório contempla também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Como é tradição nos concertos da OSPA no Interior, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Mezzo-soprano de destaque na cena operística brasileira, Carol Braga cantará duas peças com a OSPA: “He Shall Feed His Flock”, do oratório Messiah, de Händel, e “Parto, Ma Tu Ben Mio”, da ópera “La Clemenza di Tito”, de Mozart.