Prefeitura de Santa Cruz do Sul lança Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar Última atualização em, 24 de junho de 2024

A comunidade santa-cruzense tem um encontro marcado no sábado, dia 13 de julho, quando acontecerá a abertura da primeira edição da Feira Municipal da Agroindústria e Agricultura Familiar. No mesmo espaço revitalizado, onde em dias da semana funciona a Feira Central, próximo ao Fórum, 24 bancas estarão comercializando uma grande variedade de produtos oriundos das agroindústrias do município.

O lançamento aconteceu na manhã sesta sexta-feira, 21, no Palacinho, com a presença da prefeita Helena Hermany, secretários, vereadores, produtores rurais e entidades ligadas à agricultura familiar. Uma pequena mostra do que os consumidores irão encontrar na feira esteve exposta em uma farta mesa de degustação que foi apresentada ao público e imprensa. Em breve estarão disponíveis para serem adquiridos, embutidos, cucas, pães, bolachas, mel, conservas, doces, melado, rapadura, peixes, suco, aipim, artesanato rural, flores, folhagens e até facas feitas no interior de Santa Cruz do Sul.

Na avaliação do secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt, além de representar uma nova opção de consumo para a população, estimular a formalização dos produtores rurais e criar condições para acesso ao mercado consumidor, a feira é também uma forma de manter viva a herança cultural,  “A agroindústria promove o incremento da renda mediante agregação de valor aos produtos e também tem o princípio de preservar costumes, hábitos e conhecimentos tradicionais, que muitas vezes prevalecem nas nossas famílias”, disse ele.

A ideia de criar uma feira específica para a comercialização de produtos de agroindústrias surgiu, como contou Hochscheidt, a partir de um desafio. “No passado visitamos às agroindústrias que estavam expondo na Oktoberfest  e fomos desafiados pela prefeita Helena  a montar uma feira. Mas a movimentação já havia começado em outubro de 2022, com a adequação da Lei Municipal 9100, que consolidou o Programa Municipal das Agroindústrias”.

Desde então, 13 agroindústrias foram regularizadas, em um trabalho de desburocratização de processos, suporte técnico e assessoria para rotulagem dos produtos. “Foi grande o empenho dos nossos técnicos, da Associação de Feirantes e também do Serviço de Inspeção Municipal, que cobrou bastante dos produtores, mas antes ensinou e orientou sobre tudo o que precisava ser feito”, explicou.

Ao se dirigir ao público, a prefeita se disse encantada com a diversidade dos produtos dispostos sobre a mesa. “Santa Cruz do Sul é o reflexo dos nossos 200 anos de imigração. Vejam o capricho, o cuidado, a beleza desses produtos, tudo feito pelas mãos dos nossos agricultores”, destacou. Ela mencionou o incentivo à agricultura familiar por meio de iniciativas como a compra direta ao produtor, melhorias nas estruturas que abrigam as feiras rurais, implantação do vale-feira e apoio às agroindústrias.

Abaixo as 24 agroindústrias que participarão da Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar:

Produtos Coloniais Kist, Cucas Gressler, Agroindústria Lawisch e Horbach, Produtos Coloniais Neumann, Agroindústria Schuch, Cucas da Sonja, Agroindústria Cucas da Rosane Niedersberg, Pagliarini Agroindústria,  Agroindústria Limberger, Copromel, Viveiro de mudas Eisenhardt, Associação Santa Cruzense de Produtores de Peixe (Irineu Arnoldo Schuck), Melados Hirschen, Sítio do Ipê Amarelo, Agroindústria Pédo, Cutelaria Jr, Konserven, Conservas Hirsch, Suculentas Niche, Associação Santa Cruzense de Produtores de Peixe (Jorceli Vanderlei Rodrigues Silveira), Godoy Embutidos, Artesanato da Rô, Recanto Aromas do Monte, Charcutaria Kist.