Audiência pública reúne setor cultural para decidir aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc Última atualização em, 21 de junho de 2024

Representantes do setor cultural de Santa Cruz do Sul participaram nesta quinta-feira, dia 20, no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM), de uma audiência pública acerca da distribuição dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O encontro contou com a participação do consultor da PNAB em Santa Cruz, Fredi Camargo, e da coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, Mariana Martinez. Mais de cem integrantes de associações, entidades empresariais ligadas à cultura, artistas e produtores estiveram presentes.

Conforme o consultor da PNAB em Santa Cruz, Fredi Camargo, a audiência pública é uma etapa obrigatória e fundamental para elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc. “Hoje é o momento de encaminharmos sugestões e é uma obrigatoriedade de todos os entes federativos, de todas as prefeituras e governos estaduais. Eles têm que fazer a consulta pública para que a população defina onde serão aplicados os recursos”, explicou.

Santa Cruz do Sul foi contemplada com o valor de R$926.549,61 para atendimento de todas as áreas da cultura. A data limite para encaminhamento do plano ao governo federal, que era 31 de maio, acabou suspensa no Rio Grande do Sul, em razão da tragédia climática que se abateu sobre o Estado. Uma nova data ainda será definida, porém os editais permanecem com prazo final para serem entregues em dezembro deste ano. “Optamos por fazer o quanto antes todos os procedimentos, por isso hoje estamos aqui para ouvir o setor, quais seus anseios e assim, numa próxima etapa, elaborarmos editais mais assertivos, conforme orientação da prefeita Helena Hermany”, disse o secretário municipal de Cultura, Dinho Barbosa.

A coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, Mariana Martinez, esclareceu que a função do órgão no Estado é aproximar as políticas públicas dos territórios e auxiliar na implantação de leis de fomento que trazem um novo paradigma. Segundo ela a Lei Paulo Gustavo teve adesão de 486 municípios gaúchos e a Lei Aldir Blanc de 486. “São recursos descentralizados, fundo a fundo e disponíveis para todos os municípios do Estado e do Brasil. Santa Cruz aderiu às duas políticas e recebeu um milhão só da Lei Paulo Gustavo, agora vai receber ao ano, até 2027, o valor de R$ 926.549,61. Somando as duas, serão cinco milhões e setecentos mil reais para a cidade”, destacou.

A coordenadora ressalta ainda que a Lei Aldir Blanc traz algumas diretrizes, entre elas a democratização dos recursos, investimentos em áreas periféricas, seja da zona urbana ou rural, e a participação popular. “É isso que estamos fazendo aqui hoje, além de apresentar a lei e dialogar com a comunidade para que junto com a prefeitura, em parceria com o Ministério da Cultura e com o Conselho Municipal de Cultura, possamos traçar  diretrizes para que esses recursos sejam implantados e auxiliem no cumprimento das metas do Plano Municipal e fortaleçam como um todo o nosso sistema nacional de cultura”.

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) foi criada pela Lei nº 14.399 em 2022 para impulsionar a cultura em todo o país. Ela destina recursos até 2027, como uma oportunidade de fortalecer o financiamento cultural entre os diferentes níveis de governo.