51 3690 4143

Secretaria de Obras tem quarta-feira movimentada Última atualização em, 21 de junho de 2024

Excessivo volume de chuva ocasionou grande número de chamados durante o dia


A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) teve um dia de intensa atividade nesta quarta-feira (19), devido à forte chuva que atingiu Santa Cruz do Sul desde o final da noite passada. Desde o início da manhã, foram recebidos diversos chamados registrando alagamentos em diferentes pontos da cidade.


Os problemas são majoritariamente causados pela obstrução de tubulações e bueiros com lixo – folhas, garrafas pet e outros itens. A Seoi já vinha trabalhando em casos semelhantes desde o último domingo, devido à chuva registrada na cidade durante o final de semana. 


Conforme o titular da pasta, secretário Edmar Hermany, 17 equipes atuaram no atendimento aos chamados durante todo o dia. Em vários pontos, ocorreram problemas pontuais e medidas foram adotadas para minimizá-los. Entretanto, em alguns destes locais, o bloqueio da canalização e o alto volume de água acabaram ocasionando o rompimento de canos.


Hermany frisa que a desobstrução das bocas de lobo é um serviço fundamental para garantir o escoamento das chuvas. “Por isso, priorizamos essa ação, já que as sangas que cortam a cidade tem garantido a vazão da água.”


Também foi executada a colocação de novos canos em pontos onde a tubulação rompeu. Foi o caso atendido no final da rua São José, onde, no início da manhã, uma equipe da secretaria constatou o rompimento de parte da tubulação. Com os canos quebrados, pedras rolaram para dentro da canalização, fazendo com que a água vazasse, invadindo a rua. A Seoi desobstruiu a tubulação e vai refazê-la.


Na rua Portela, no bairro Esmeralda, a água havia invadido uma residência. Uma equipe da Seoi abriu mais um bueiro no local, para permitir o melhor escoamento da água. Já no Bairro Santo Inácio, a secretaria está avaliando o alagamento apresentado na rua Machado de Assis, para poder tomar as medidas adequadas.


Ao lado da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e da Defesa Civil, a secretaria também está acompanhando a situação das áreas com risco de deslizamento na zona urbana e no interior. De acordo com Hermany, a Seoi também está realizando ações no interior, buscando garantir a trafegabilidade na zona rural. 


Hermany salienta que os atendimentos aos chamados prosseguirão nesta quinta-feira e enquanto houver situações a serem solucionadas. O secretário ainda solicita a colaboração da comunidade para a destinação adequada do lixo. “Muitos destes problemas podem ser evitados ou minimizados se for feito o descarte adequado, sem deixar folhas, entulhos e sujeira nas calçadas”, avalia.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP