51 3690 4143

Prefeitura inicia nova etapa de estudos no Belvedere Última atualização em, 17 de junho de 2024

Levantamento de campo feito por profissionais da UFSM inclui informações sobre as condições do solo no local


Uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciou, nesta sexta-feira (14), o trabalho de levantamento de informações das condições de solo do bairro Belvedere. 


A área sofre com riscos de deslizamentos, situação que se intensificou com as chuvas do mês de maio em Santa Cruz do Sul. 


O grupo de profissionais é coordenado por um especialista no tema, o engenheiro civil Magnos Baroni. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Simone Schneider, a análise da área permitirá estudar situações futuras, focando na diminuição de impactos no que se refere à aparição de novas fendas e movimentação de massa.


“Com o estudo, nas áreas onde houve movimentação de massa, deslizamentos e trincas no asfalto, poderemos avaliar quais são as tecnologias e as alternativas para tomar atitudes e ações efetivas. Um dos principais objetivos é garantir a estabilidade desse local”, afirmou.


De acordo com a secretária, durante a semana ocorreu o levantamento topográfico. Com ele, será possível acompanhar o antes e o depois da região no que diz respeito a novas movimentações de solo. “Isso nos permitirá ser assertivo nas medidas e nas futuras proposições de obras de engenharia,” declarou.


O trabalho desta sexta-feira incluiu coleta de solo para análises específicas que nortearão o detalhamento dos passos seguintes. Na próxima semana, se as condições climáticas permitirem, ocorrerão as sondagens SPT. “Neste momento, estamos focados no levantamento de campo efetivo, nas análises e sondagens. Com todos os dados, poderemos traçar o cenário de possibilidades e teremos um plano de trabalho detalhado para o local”, avaliou.


A prefeita Helena Hermany e o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana José Joaquim Dias Barbosa acompanharam parte dos trabalhos pela manhã. “A produção destas informações será fundamental para que possamos encontrar uma solução e dar uma resposta à comunidade residente no Belvedere. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para que essa situação se resolva e os moradores possam retomar a tranquilidade em suas vidas”, comentou Helena.


Estudo geológico-geotécnico também está em andamento


Também está em andamento estudo geológico-geotécnico para a avaliação das condições da encosta do bairro Belvedere e do trecho entre os quilômetros 138 e 141 da BR-471. O trabalho está sendo desenvolvido pela empresa Terra Service, vencedora da licitação para a execução da análise.


O estudo compreenderá trechos das ruas João Werlang e Antônio Assmann e da Travessa 1, em uma área de 192 mil m2 onde já ocorreram deslizamentos, queda de blocos de pedras e movimentação de solo.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP