51 3690 4143

Vacina contra a dengue: Apenas 27 pessoas procuraram a vacina no primeiro dia Última atualização em, 17 de junho de 2024

Iniciada na quinta-feira, 13, a campanha de vacinação contra a dengue, direcionada exclusivamente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, teve baixa adesão da população no primeiro dia.  A faixa etária sugerida pelo Ministério da Saúde é em função do maior número de hospitalizações desse público. De acordo com o Setor de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), apenas 27 pessoas procuraram pela vacina nos postos de saúde de Santa Cruz.  


Na UBS Verena, no Bairro Santo Inácio, quem procurou a unidade de saúde para receber o imunizante foram os irmãos Guilherme Wollmann, de 11 anos, e Isadora, de 13. Eles foram acompanhados pela mãe, a professora Dirlei Marconatto Wollmann. “Aqui em casa a gente prioriza sempre a ciência, porque realmente é o melhor método preventivo. Sabemos das consequências de uma doença como a dengue, e meus filhos estavam ansiosos para receberem a vacina”, relatou a mãe. 


Santa Cruz do Sul está entre as 61 cidades gaúchas contempladas com o imunizante, de nome comercial Qdenga, que atua no combate à dengue. Para o município, foram disponibilizadas 1.755 doses. Conforme a Sesa, todos os postos de saúde possuem a vacina para aplicação. 


O esquema completo da Qdenga é composto por duas doses, a serem administradas com intervalo de três meses entre elas. Quem já teve dengue também deve tomar a vacina, mas a orientação é de que aguarde por seis meses após a infecção. Para receber a proteção, é necessário apresentar carteira de vacinação e documento de identidade onde conste o CPF ou o Cartão SUS. Outra orientação é para que as crianças e adolescentes estejam acompanhados por um responsável no momento da aplicação.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP