Bicentenário da Imigração Alemã: Representante de Santa Cruz destaca potenciais do município em Sessão Solene na Câmara dos Deputados Última atualização em, 17 de junho de 2024

Mais que comemorar o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, a sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (12), em Brasília, também serviu para destacar as potencialidades de Santa Cruz do Sul para o próprio país e a Alemanha.

A avaliação foi do representante da Administração Municipal no evento, o assessor especial da Secretaria de Cultura, professor de história Nasário Bohnen, que também integra a Comissão dos 200 Anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, estabelecida pelo município em decreto de dezembro do ano passado. Segundo ele, o evento foi um marco para as comemorações da Comissão Municipal do Bicentenário. “Um dos nossos propósitos foi mostrar para o país e a Alemanha os potenciais humano e econômico de Santa Cruz e região”.

Conforme Bohnen, o intercâmbio entre o país europeu e o município pode gerar inúmeras oportunidades, levando em consideração o estado tecnológico avançado da Alemanha. Em sua fala durante o evento, ele fez o resgate da chegada dos colonos alemães a Santa Cruz do Sul e região e enfatizou sua contribuição à vida social, econômica e cultural até os dias atuais.

Ao fim, destacou a relevância de fortalecer laços institucionais. “Acreditamos muito nos intercâmbios. Teremos nossa cidade-irmã na Alemanha e grandes propósitos de trocas econômicas e culturais”, reforçou.

Outro ponto positivo do evento foi a confirmação da realização de uma reunião, em Santa Cruz do Sul, com a embaixada da Alemanha no Brasil, confirmada pela embaixadora Bettina Cadenbach, também presente à sessão. O encontro deverá ocorrer durante o segundo semestre deste ano.

A sessão solene contou com a presença do deputado federal Heitor Schuch.