Três atividades encerraram a Semana de Meio Ambiente em Santa Cruz do Sul Última atualização em, 10 de junho de 2024

Diversas atividades marcaram o último dia de programação da Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul. Com o slogan “Abrace o Rio Pardinho”, o evento transcorreu de 4 de junho até este sábado (8).

Pela manhã, ocorreu o Desafio Solidário - meuResíduo/Hendurace DS Eventos. Com as modalidades de corrida e caminhada em percursos de 6 e 12 km, a iniciativa aliou interação com o meio ambiente, atividade física e ação solidária, com o valor das inscrições destinado ao Grupo do Bem. O evento teve como ponto de partida a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Cerro Alegre Alto, e distribuiu mudas de árvores como brindes aos participantes.

Na parte da tarde, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) realizaram um drive-thru em frente ao Parque da Oktoberfest (rua Galvão Costa), para a coleta de materiais recicláveis e a entrega de panfletos de divulgação sobre a coleta seletiva no município.

Presente à atividade, a titular da Semass, secretária Simone Schneider, agradeceu o empenho de todas as entidades parceiras da programação, entre elas, a ACI e o Instituto Lixo Zero. “Tenho certeza de que o tema ‘Abrace o Rio Pardinho’ trouxe um momento de muita reflexão e também a realidade de um tema de casa bastante extenso., onde muitas mãos terão que reconstruir todo esse ecossistema, do qual todos nós fazemos parte”, declarou.

O Pedal Dale Bike, organizado pela Luiz Faccin Bicicletas e Strava Santa Cruz, reuniu cerca de 50 ciclistas para um roteiro que saiu da Praça da Pasqualini e retornou à Agridoce Verena. No trajeto, o grupo passou pelo posto de coleta em frente ao Parque da Oktoberfest, onde os representantes da Coomcat fizeram uma breve apresentação sobre o trabalho da cooperativa e a coleta seletiva no município. Através da inscrição solidária, a pedalada arrecadou mantas e cobertores, além de recursos financeiros que serão destinados à aquisição de produtos às vítimas da enchente no município.

A mobilização do grupo também conseguiu a doação de um caminhão com cerca de mil cobertores e mantas, arrecadados na cidade catarinense de Mafra e trazidos a Santa Cruz do Sul com o apoio do Grupo do Bem.