Coordenadoria da Diversidade representa município em atividades em São Paulo Última atualização em, 10 de junho de 2024

Santa Cruz do Sul esteve representada em diversas atividades da programação da Parada LGBTQIA+ de São Paulo, considerada a maior do mundo e ocorrida no último domingo (2). O coordenador do Departamento Municipal de Diversidade, Ruben Quintana, interagiu com outros agentes públicos e aproveitou a oportunidade para divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

A agenda na capital paulista começou no dia 28 de maio. Conforme Quintana, a jornada  permitiu a participação em fóruns, assembleias, reuniões estratégicas, seminários e agendas para a reivindicação de políticas públicas. Como exemplos, citou o encontro da Aliança Nacional, à qual é filiado e coordenador no Rio Grande do Sul. Ele também esteve presente na assembleia do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras LGBTI do Brasil (FONGES), que reúne gestores de departamentos LGBT dos poderes executivos federal, estaduais e municipais.

De acordo com Quintana, dentre as diversas pautas em discussão, destacaram-se a seguridade dos direitos civis da população LGBTQIA+ e a aplicação de políticas públicas como políticas de Estado. Outro tema abordado foi a previdência social. “O assunto começa a ter enfoque maior, pois a média de vida da população LGBTQIA sempre foi abaixo da média geral. Hoje começamos a nos preocupar mais com estas pessoas na terceira idade”, explicou.

Outro momento importante do roteiro foi o encontro com a coordenadora da Diversidade de São Paulo, Léo Aquila. Na oportunidade, Quintana apresentou o Plano Municipal de Políticas Públicas da Diversidade e entregou o convite para o Fórum da Diversidade de Santa Cruz Do Sul, que ocorrerá em 18 de outubro. “Esta experiência dá a certeza de que Santa Cruz do Sul está a frente de muitas regiões do país e no rumo certo. Certamente, os resultados das políticas implantadas no município terão efeitos extraordinários nos direitos e respeito à população LGBTI+”, avaliou.