Varal Solidário chega para atender moradores de Monte Alverne Última atualização em, 10 de junho de 2024

Dezenas de famílias de várias localidades do interior de Monte Alverne foram até a subprefeitura nesta quinta-feira, dia 6, em busca de agasalhos. A prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, esteve no distrito para a realização de mais um Varal Solidário. Na ocasião moradores também tiveram a oportunidade de fazer atualizações no Cadastro Único e inscrições para solicitação do Auxílio Reconstrução do governo federal.

Na fila, aguardando a sua vez para poder escolher entre as centenas de peças de agasalhos destinadas para serem repassadas às famílias, estava a safrista Camile de Oliveira, 41 anos, moradora de Linha Araçá. Ele vive com o marido, que atualmente está sem trabalhar por motivo de doença, e com os quatro filhos, de 2, 6, 10 e 15 anos de idade. “Preciso muito de lençol, cobertor, roupa de cama e também para as crianças”, disse.

Também na expectativa  estava a aposentada Noeli Schlosser, 70 anos. Ela chegou cedo para ver se conseguia alguns casacos e calças mais encorpadas para aquecer a mãe, de 93 anos, que hoje vive em uma instituição de longa permanência de idosos. “Não preciso de nada pra mim, só vim buscar pra ela. Lá onde ela está não tem ar condicionado, então preciso levar pra ela se esquentar”, contou.

Conforme a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, as pessoas que ainda desejaram colaborar efetuando doações serão muito bem-vindas. A necessidade mais urgente, segundo ela,  é por cobertores e roupas de lã. “As previsões são de um inverno rigoroso, então pedimos que deem preferência a esses itens que aquecem. As pessoas sempre precisam de mais de um cobertor, geralmente dois ou três”, observou.

Priscila também comentou que as roupas entregues para doação pela comunidade vieram em muito bom estado de conservação. “Este ano tivemos bem menos descarte, se comparado a outros anos. Recebemos muitas doações de itens novos, as pessoas também compraram para ajudar, ficaram mais sensibilizadas com a situação das enchentes, e também indústrias e lojas fizeram doações”, disse.

Nesta sexta-feira, dia 7, o Varal Solidário estará no distrito de São Martinho, na Emef Cardeal Leme, nos turnos manhã e tarde. Já neste sábado, dia 8, a ação ocorrerá em Pinheiral, junto ao Pavilhão da Comunidade Católica, somente na parte da manhã.