Prefeitura promove mais uma edição do Projeto Varal Solidário Última atualização em, 05 de junho de 2024

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu início esta semana a mais uma edição do Projeto Varal Solidário. A iniciativa, que acontece tradicionalmente nesta ápoca do ano, consiste em uma rodada de feiras para entrega de agasalhos e itens de inverno à população mais carente. Serão realizados até o início de julho, 32 varais, em diferentes bairros da cidade e também no interior.

A primeira ação aconteceu na última terça-feira, dia 28, no Cras Integrar, do Bairro Bom Jesus, com 250 famílias atendidas. Nesta quarta-feira, 29, ocorreu o segundo varal, no Bairro Margarida, onde até por volta das 11 horas da manhã já haviam comparecido para retirar agasalhos cerca de 150 pessoas. Na ocasião muitos  também aproveitaram para efetuar inscrições ou atualizar informações do Cadastro Único.

Dentre os muitos usuários dos serviços sociais do município que compareceram ao ginásio de esportes em busca de agasalhos, estava a catadora Domingas Glaci da Silva, 55 anos, moradora do Bairro Margarida.  Além dos auxílios que recebe do governo federal e da prefeitura, ela incrementa a renda recolhendo material reciclável, mas diz que o que ganha é pouco. “Não ganho grande coisa, mas acabo conhecendo muita gente. Faço amizades e caminho bastante”, contou.

Sentada à porta de entrada depois de garimpar peças para toda a família, ela aproveitou a visita da prefeita Helena Hermany e agradeceu o atendimento que recebeu junto com vizinhos e familiares após ter que sair de casa devido aos riscos de desabamentos na região onde mora. “Fomos muito bem tratados, só posso agradecer. O pouco que a gente ganha é muito”.

Dona Dominga passou cerca de uma semana no abrigo instalado no Parque da Oktoberfest e disse ter ganho rancho, produtos de limpeza e o que mais precisava. Toda semana ela pega almoço na cozinha comunitária, que funciona junto ao ginásio, e na manhã de hoje aproveitou para garantir roupas mais quentinhas para o inverno que ainda nem começou. “Nunca pego só para mim, pego para a família toda, lá em casa ninguém fica sem roupa”, disse.

Também a dona de casa Raquel Zinn, 30 anos, foi ao Varal Solidário acompanhada da filha Estéfani, de 6 anos. Pelo WhatsApp do bairro ela ficou sabendo da atividade e como faz todo ano, reservou um tempinho para vestir a família inteira. Também mãe de uma menina de 10 anos com hidrocefalia, Raquel não tem como trabalhar de carteira assinada e precisa do auxílio da prefeitura para o sustento da família, composta por três crianças e três adultos.  “Todo ano eu venho. Já consegui bastante coisa hoje, calçados, roupas, ainda vou procurar mais um pouquinho”.

O próximo Varal Solidário será realizado na  segunda-feira, dia 3 de junho, no Bairro Belvedere, na Emef Frederico Assmann, no turno da manhã. Já à tarde vai acontecer no Bairro Rauber, na Emef José Leopoldo Rauber. E na terça-feira, dia 4, será a vez dos Bairros Faxinal e Menino Deus. O primeiro vai receber a feira no turno da manhã, no Centro Social Urbano, e o segundo no turno da tarde, na Emef Menino Deus.

E nos dias 5, 6 e 7 as feiras serão realizadas somente no turno da tarde, respectivamente, no Centro Comunitário do loteamento Viver Bem, turno da tarde; na subprefeitura de Monte Alverne, manhã e tarde;  e na Emef Cardeal Leme, em São Martinho, também manhã e tarde.