Agricultores recebem mudas de hortaliças Última atualização em, 05 de junho de 2024

Iniciativa, com recursos do Sicredi VRP, é coordenada pela Secretaria de Agricultura

Uma importante ação para a normalização da produção de hortaliças em Santa Cruz do Sul ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Coopersanta. Iniciativa capitaneada pela Secretaria de Agricultura (Seagri) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdap) efetuou a distribuição de um lote de mudas de legumes e verduras para agricultores que sofreram danos devido às intempéries que atingiram o município desde o final de abril.

O projeto conta com recursos do Sicredi Vale do Rio Pardo (Sicredi VRP) e foi elaborado pela Seagri, que também terá a sua coordenação. A iniciativa prevê a entrega de 600 mil mudas a integrantes da Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe) e a integrantes da Coopersanta.

O titular da Seagri, secretário Décio Hochscheidt, destacou que a iniciativa é uma demonstração de fé na recuperação do setor. Ao menos outras três entregas devem ocorrer futuramente. Ele enfatizou que a prefeita Helena Hermany pediu empenho máximo na implementação de iniciativas para a retomada da atividade agropecuária no município. “Essas mudas que estão sendo distribuídas hoje representam a esperança. Que elas se tornem alimentos em nossas mesas e renda para os agricultores”, avaliou.

O presidente da Coopersanta, Oneide Junkherr, estima que houve uma perda de aproximadamente 80% na produção de frutas e hortaliças entre os membros da cooperativa. A partir da doação das mudas, ele acredita que seja possível normalizar a oferta de produtos à população. “Isso é um incentivo à renovação da produção de hortaliças em Santa Cruz”.

A presidente da Assafe, Patrícia Fernanda Nichterwitz, destaca que os danos causados pelo granizo, vento e chuvas tiveram um impacto grande sobre a categoria. Ela calcula que, entre os associados da entidade, as perdas chegaram a 95% do que já estava plantado. Patrícia destacou a agilidade das instituições envolvidas no projeto para que as doações acontecessem rapidamente e mostrou-se positiva em relação à melhoria do cenário na agricultura local. “Este é um momento de recomeço e as mudas farão a diferença na retomada de nossa atividade”.

Presidente do Sicredi VRP, Heitor Petry salientou que o setor agropecuário de Santa Cruz do Sul vem se mobilizando, lembrando entre as ações desenvolvidas, a criação da conta bancária para a arrecadação de recursos, proposta surgida em reunião do Comdap. Para a iniciativa em Santa Cruz do Sul, foram destinados R$ 50 mil. Além das mudas entregues no evento, durante o período de dois meses, cada inscrito receberá uma cota de R$ 150 a cada 15 dias para a aquisição de mais mudas, totalizando R$ 600 por produtor ao fim do processo. “Esta é a resposta de nossa cooperativa a um momento tão dramático e traumático”.