Secretaria de Obras avalia situação da Travessa Bohnen Última atualização em, 23 de maio de 2024

A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) realizou, na manhã desta terça-feira (21), vistoria em trecho da estrada da Travessa Bohnen. A via encontra-se bloqueada devido ao deslizamento e segue apresentando grande risco de novos incidentes.

A propriedade, lindeira à estrada, assim como o imóvel residencial em sua sede, também sofreram sérias avarias. O solo apresenta diversas rachaduras por longas faixas e, em alguns pontos, o chão afundou mais de 1 metro. Os moradores já se retiraram do local devido ao perigo da situação.

Conforme o geólogo da Seoi, Edgar do Amaral Santos, o local vem sendo monitorado desde o início do incidente. Entretanto, o atual quadro do trecho impede que medidas resolutivas sejam adotadas. “Há ainda muita umidade no solo e sinais de que a movimentação de massa segue ocorrendo”, explicou.

Desta forma, comenta Santos, não é possível trazer máquinas e equipamentos à área para a limpeza e desbloqueio da pista. “A vibração do maquinário em operação no solo poderia provocar novos desmoronamentos e colocar em risco a vida dos operários. Até mesmo, nesta vistoria, a equipe aqui corre perigo. Por isso, qualquer intervenção não é recomendada agora”, justifica.

O geólogo destaca que moradores da localidade e de outras regiões do município de risco devem se manter atentos a indícios de deslizamentos. Ao se depararem com o som de raízes de árvores se rompendo, queda de vegetação sem razão aparente, rachaduras no solo e em construções, vidros quebrando e piso estufando, devem deixar o local imediatamente e informar as autoridades como a Defesa Civil (199).

O bloqueio da pista também está impedindo que a RGE realize o conserto da rede energia que abastece a localidade. De acordo com o titular da Seoi, secretário Edmar Hermany, é preciso esperar que o solo por um período maior de tempo firme, para que ele perca o excesso de água, e uma avaliação mais precisa das condições do trecho seja feita. “No momento, infelizmente, não é seguro para os operadores de máquina trabalharem aqui”.

Hermany destaca que a Seoi e as subprefeituras seguem empenhadas no trabalho de recuperar as vias do interior e no atendimento das comunidades rurais, ao lado das demais secretarias municipais. Além disso, as equipes de Iluminação Pública, Canalização e Asfalto seguem em plena atividade de manutenção e recuperação de pontos da cidade prejudicados pelas chuvas intensas de maio.