Programa Estadual Troca-Troca de Sementes tem prazo prorrogado até 31 de maio Última atualização em, 23 de maio de 2024

O prazo para aquisição de sementes através do Programa Estadual Troca-Troca foi prorrogado até 31 de maio. Desta forma, produtores rurais ganharam mais duas semanas para aderir à iniciativa.

A dilatação do prazo foi proposta pelo FEAPER, fundo da Secretaria Estadual de Agricultura que mantém o programa.

O programa tem como objetivo levar ao pequeno produtor rural sementes de milho de qualidade a baixo custo. O milho é um dos pilares da subsistência na pequena propriedade rural, utilizado na alimentação humana e animal, e também uma oportunidade de renda, permitindo a venda do excedente da produção a terceiros.

Para solicitar as sementes, o agricultor deve fazer o cadastro em sua respectiva associação de produtores ou na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri – rua Tenente Coronel Brito, 176, fone: 51 37119334), das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Nesta safra, o custo para o produtor é de R$ 185,76 por saca de 20 kg ou 60.000 grãos, podendo ser solicitadas até seis sacas por CPF. O pagamento é no ano que vem, com vencimento em 30/04/25.

Os nove cultivares disponibilizados para pedido são híbridos convencionais, sem transgenia mas bastante rústicos e produtivos diante da tecnologia de produção empregada pela maioria dos beneficiários.