Projeto Mais Saúde, Menos Fila cria mais uma oportunidade de acesso à população Última atualização em, 20 de maio de 2024

Consultas e outros atendimentos são realizados no turno da noite, mediante agendamento prévio

O projeto Mais Saúde, Menos Fila, iniciativa da Administração Municipal em operação desde o final de abril, criou mais uma oportunidade de acesso aos serviços públicos de saúde para a população em Santa Cruz do Sul.

A iniciativa, que estabeleceu duas noites por mês para a realização de consultas médicas e odontológicas e exames pré-câncer, agendados previamente, em todas as unidades municipais de saúde, está tendo uma resposta bastante positiva.

A avaliação é da supervisora médica da Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell. “As equipes aderiram bem à proposta e a comunidade também entendeu, porque assim eles conseguem acessar os serviços com mais facilidade”.

Entre os dias 2 e 15 de maio, já foram realizadas pelo projeto 176 consultas médicas, 42 consultas odontológicas e 46 coletas de pré-câncer. Antes, a Secretaria de Saúde já realizava um turno de atendimento à noite, por mês, em algumas unidades, conforme demanda. O novo modelo sistematizou a prática, ampliando a sua oferta e estendendo-a para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

Conforme Clauceane, o programa não alterou a demanda dos postos de saúde durante o dia, porque ele é direcionado a outro perfil de pacientes. “Nos atendimentos noturnos, a gente atende trabalhadores que não podem ou não querem faltar ao trabalho durante o dia. Também há pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como idosos, que não conseguem ir sozinhos e como os filhos trabalham, só podem ir à noite.”

Já o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, destaca que o projeto busca facilitar o acesso das pessoas aos serviços de atenção básica, fazendo com que os serviços de urgência e emergência sejam usados apenas nos casos em que eles são recomendados.

Dupont destaca que a Secretaria de Saúde está focada em qualificar os serviços prestados à comunidade. “A saúde é um bem indispensável, sem ela não se estuda, não se trabalha e não se vive. Temos o compromisso de seguir aprimorando a assistência que é prestada à sociedade santa-cruzense”.

A prefeita Helena Hermany frisou que a iniciativa representa a otimização do uso dos recursos de saúde do município. “Com a estrutura humana e material de que dispomos e criatividade, estamos conseguindo ampliar as possibilidades de atendimento à nossa comunidade. Essa é uma ação de sucesso que devemos comemorar”, avaliou.