Auxílio às vítimas das enchentes: CRAS Central inscreve apenas para o Programa Volta Por Cima Última atualização em, 20 de maio de 2024

As vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul terão acesso a diferentes programas de auxílio financeiro, com recursos dos governos do Estado e Federal. Entretanto, cada um deles segue um roteiro específico para liberação do dinheiro.

A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Priscila Froemming, esclarece que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul está inscrevendo a população atingida apenas para o programa estadual Volta Por Cima.

O cadastro é feito no CRAS Central (junto ao Ginásio Poliesportivo – Arnão), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O Volta Por Cima destinará R$ 2,5 mil por família desabrigada ou desalojada, que conste no Cadastro Único (Cad Único) em condição de pobreza ou extrema pobreza, mesmo que o cadastro tenha sido efetuado após os eventos climáticos.

Ainda existem outras dois programas. O Pix RS – SOS Enchentes é outra iniciativa do Governo do Estado que destinará R$ 2 mil para cada família vítima das inundações, sob os seguintes critérios: famílias desabrigadas ou desalojadas com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 4.236); inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); e não contempladas pelo programa Volta por Cima. A Prefeitura ainda aguarda instruções do Governo do Estado sobre como será estabelecido o processo de entrega destes recursos.

Já o Auxílio Reconstrução é uma ação do Governo Federal que destinará R$ 5,1 mil a famílias que perderam bens durante as cheias. O valor deve ser solicitado via aplicativo da Caixa Econômica Federal. Para ter acesso aos recursos, o solicitante deve comprovar que teve prejuízos com a enchente informando o endereço de residência. Uma reunião entre os prefeitos gaúchos e o Governo Federal irá ocorrer na tarde desta sexta-feira para que sejam repassados mais detalhes.