Comdap estima em quase R$ 43 milhões perdas na agropecuária em Santa Cruz do Sul Última atualização em, 20 de maio de 2024

Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdap), na manhã de quarta-feira (15), na Secretaria de Agricultura (Seagri), teve como ponto principal a apresentação do relatório com as perdas registradas em Santa Cruz do Sul, causadas pelas chuvas que assolam a região desde o final de abril.

O documento foi elaborado pela Seagri e a Emater, com base em vistorias realizadas a campo, e traz uma estimativa dos prejuízos gerados pelos alagamentos, granizo e vendavais de grande intensidade à cadeia produtiva – em um valor total estimado em R$ 42.957.375,00.

O secretário de Agricultura, Décio Hochscheidt, destaca que o relatório é extremamente importante para identificar os pontos mais urgentes onde a Administração Municipal deve agir. “Estamos seguindo uma determinação da prefeita Helena Hermany. Levantar prejuízos, abrir estradas e recolher entulhos. Todos os equipamentos e máquinas da Seagri e da Secretaria de Obras e Infraestrutura estão trabalhando para que aos poucos nosso interior volte a uma normalidade”.

Conforme o laudo, o município apresenta um cenário de crise devido ao excesso de chuvas, que prejudicou as culturas no período e as criações de animais, além dos danos causados às infraestruturas domiciliares e produtivas. Somente entre os dias 29 de abril e 2 de maio, o município registrou mais de 500 mm de chuva.

O relatório aponta perdas diretas e indiretas nas lavouras de milho, arroz, soja, olericultura, fruticultura, e nas atividades relacionadas à bovinocultura de leite e de corte, à suinocultura e à produção de aves. Ainda registra prejuízos à infraestrutura produtiva, galpões, estufas, além de açudes e reservatórios de água para hidratação animal.

As estimativas de perdas são de 25% para os milhos grão e silagem; 100% para a soja e o arroz; 90% para hortaliças diversas; e 30% na fruticultura, totalizando um prejuízo de R$ 29.075.265,00.

Na pecuária, calcula-se em 5% as perdas entre bovinos de corte e 40% entre o gado leiteiro, com mortalidade de 5% do rebalho e perda de 25% das pastagens – um prejuízo de 13.805.099,00.

Na apicultura, a elevação das águas provocou danos às colmeias e à produção. Em relação à infraestrutura produtiva, foram identificados danos em açudes, galpões, silos secadores, de armazenagem e de silagem, entre outros. Também ocorreram perdas de equipamentos e maquinários, muitos em áreas de colheita, devido ao rápido acúmulo de água.

Além disso, o relatório também constatou danos às infraestruturas domiciliares e situações de emergências socioassistenciais, encaminhadas aos serviços de assistência social. Após a análise do documento, o conselho também avaliou o andamento da ação de arrecadação de doações para os pequenos produtores rurais.

Os valores angariados até o momento serão destinados à aquisição de insumos para os agricultores, inicialmente investindo na compra de ração animal. A campanha prossegue em atividade, com recursos podendo ser encaminhados através do Banco Sicredi (nº 748), agência 0156, conta corrente 03456-5 e também da chave Pix soscomdapscs@hotmail.com. Caberá ao conselho a gestão e o repasse dos recursos aos agricultores.