Farmácia Solidária: Programa municipal arrecada medicamentos sem uso para doar a quem precisa Última atualização em, 20 de maio de 2024

Em vez de ficarem guardados até o prazo de validade expirar, medicamentos que teriam como destino certo o descarte estão cumprindo a função de curar, ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade social através do programa Farmácia Solidária, da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

A iniciativa arrecada comprimidos para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade, mediante apresentação de receita médica.

O coordenador do serviço, José Carlos de Souza Quadros, tem uma avaliação bastante positiva do início do trabalho, inaugurado no final de março, a partir das manifestações dos usuários do serviço. “A aceitação até o momento está sendo bastante grande, com muitos elogios”, revela.

Conforme Quadros, as doações têm chegado na proporção de 750 comprimidos por dia, vindas dos mais diversos colaboradores: empresas locais, representantes da indústria farmacêutica, consultórios médicos e população em geral. “Está sendo satisfatório e até mesmo surpreendente”, avalia. Os medicamentos mais recebidos até o momento são os anti-hipertensivos e antidiabéticos.

De acordo com o coordenador, a população tem buscado remédios diversos no local, mas são os sintomáticos para viroses e de uso contínuo, quando indisponíveis pelo SUS, os de maior procura. Em média, 400 comprimidos são retirados por dia.

Para doações ao Programa Farmácia Solidária, é necessário que os medicamentos, de qualquer tipo, apresentem bom estado de conservação e estejam dentro do prazo de validade. Pomadas, cremes e xaropes são aceitos apenas se sem uso e lacrados. “O controle de qualidade é feito através de triagem pelo farmacêutico responsável, através de avaliação visual da integridade física dos medicamentos”, explica.

Após a aprovação pelo profissional, eles são inseridos em planilha, onde os lotes, validade, quantidades e dispensações de cada item são controlados. Todas as doações ficam armazenadas em estrutura predial adequada, seguindo todos os critérios de cuidado solicitados pelos órgãos fiscalizadores. A equipe da Farmácia Solidária é complementada pela coordenadora do  Departamento de Assistência Farmacêutica, Julia Willrich, e pela estagiária Sheila Martins.

Para o secretário de Saúde Fabiano Dupont, a instituição do Farmácia Solidária foi um importante acerto da gestão da prefeita Helena Hermany. “A empatia da população tem nos ajudado a aplacar o sofrimento de muitas pessoas. Uma medicação que está em condições mas iria para o lixo acaba contribuindo para curar a doença de alguém que não teria como adquirir o remédio”.

Ao procurar por um medicamento, indisponível na Farmácia do Estado, para o marido Arnaldo Hermes, a aposentada Noeli Becker, 60 anos, ouviu falar pela primeira vez do Farmácia Solidária.

Moradora do bairro Goiás, ela dirigiu-se então até a sede do serviço municipal, na rua Ernesto Alves, nº 1017, onde encontrou o remédio para regular a pressão do esposo. Como, atualmente, Hermes faz uso de 13 diferentes comprimidos, conseguir uma das medicações gratuitamente é bastante significativo para as despesas do casal. “Para quem ganha pouco, isso é muito importante”, avalia Noeli. Ela também elogiou o atendimento que recebeu na Farmácia Solidária. “Fui muito bem recebida. Melhor impossível, foi nota 10.”

Farmácia Solidária

A Farmácia Solidária surgiu através de uma indicação do vereador Raul Fritsch ao Poder Executivo, em junho de 2021. A estrutura foi inaugurada no dia 28 de março e está instalada na rua Ernesto Alves, nº 1017. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Para a retirada de medicamentos é preciso apresentar receituário médico, Cartão SUS atualizado e documento de identificação com foto.