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Escola de Tempo Integral: Há dois meses em vigor, veja como está sendo a experiência na Emef Menino Deus Última atualização em, 22 de abril de 2024

Com o prato recheado de feijão, arroz, carne, salada e uma singela fatia de manga bem amarelada,  Júlia da Silva Franco, de 7 anos, abre um sorrisão ao perceber que a câmera estava voltada para ela. Depois da foto, entre uma garfada e outra, ela e os coleguinhas, Lorenzo D’Avila e Raiane Machado, ambos com 7 anos, conversam como velhos amigos sobre as atividades daquela manhã. "Eu adorei a dança das cadeiras", contou Raiane, bem falante e exibindo um arco rosa no cabelo. Lorenzo, que não quis perder tempo com tanto conversa, preferiu fazer a refeição calado, e quase no final, respondeu a uma pergunta que lhe fora feita:  "Esta comida  'tá' muito deliciosa, tá do jeito que eu amo", revelou o menino.


Júlia, Lorenzo e Raiane estão entre os 207 alunos que participam do projeto piloto Escola de Tempo Integral, que iniciou em fevereiro deste ano na Escola Municipal Menino Deus, do Bairro Faxinal Menino Deus. A proposta pedagógica contempla crianças da pré-escola ao quarto ano e está completando dois meses agora, em abril. Por meio do projeto, os alunos são recebidos com café da manhã, antes de iniciarem as atividades pedagógicas, almoço, lanche e a rotina continua durante a tarde com uma série de atrações. 


O sucesso da iniciativa é comemorado pelos familiares dos alunos. A mãe de Julia, por exemplo, a Josiane, expressou o que representa deixar a filha na escola o dia todo. “Sou safista e me sinto supersegura com a minha filha na escola, e recebendo desde o café da manhã, almoço, lanche, uma educação completa, porque é uma oportunidade de ela aprender mais, inclusive ela já está sabendo ler algumas coisas e está mais interessada nos estudos”, disse Josiane.


O sentimento de segurança e de educação completa também é revelado pelo instalador hidráulico, Flávio Ferreira, que tem a filha Kettlyn, de 9 anos, estudando na instituição. “Para nós pais é maravilhoso isso. Percebo que minha filha aprende cada vez mais e a gente fica aliviado porque ela está sendo bem cuidada”, disse. 


Atividades


Dentre as inúmeras possibilidades, há o teatro, realizado na disciplina de Artes. E quem se mostrou radiante com a oportunidade de representar a famosa Emília, personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, nesta semana, foi a garotinha Lavínia da Rosa, de 8 anos. “Eu adoro interpretar, e é a primeira vez que vou subir num palco como este e estou bem animada”, disse a falante Lavínia. 


Outra atividade realizada com a garotada é o cultivo da horta, na disciplina de Agroecologia e Sustentabilidade. Mexer na terra é a rotina preferida do garoto Dannyel Moraes, de 9 anos. “Na nossa horta tem de tudo um pouco, alface, couve-flor, beterraba, é muito bom acompanhar o crescimento das verduras. Tenho horta em casa, mas gosto de vir aqui para aprender muito mais”, revelou. 


Além dessas atividades, a grade curricular contempla ainda componentes básicos como português, matemática, história, geografia e a parte diversificada com expressão e criatividade, conexões e saberes, cultura digital e robótica, esporte e lazer, língua inglesa, identidade e cidadania. Também são realizadas atividades , socioemocionais, científicas e tecnológicas. 


A estrutura


A Emef Menino Deus atende 350 alunos, e 207 deles são contemplados com a proposta de passar o dia inteiro na instituição. Para que isso fosse possível, o educandário foi um dos que mais receberam melhorias em  infraestrutura. O ginásio de esportes foi revitalizado, os banheiros passaram por reforma, uma nova lavanderia foi construída, a área externa ganhou uma nova cancha de areia para a prática de vôlei e diversas outras pequenas intervenções deram cara nova ao estabelecimento de ensino.


De acordo com a prefeita Helena Hermany, a perspectiva é de implantar este modelo de atendimento em mais escolas. “Minha maior alegria é perceber os pais e filhos satisfeitos com o projeto. Queremos ampliar a mesma iniciativa para outras escolas, para que mais famílias sejam contempladas com este modelo de formação completa, sólida, porque é um perfil de educação de primeiro mundo, e que bom que podemos oferecer isso aqui na nossa Santa Cruz”, afirmou. 


A diretora da instituição, Leila Lopes Berlt,  avaliou a iniciativa após dois meses de sua implantação. "Quando veio a proposta, a primeira coisa que pensamos é que seria ótimo, para mantermos as crianças ocupadas, dentro da escola, por não terem o que fazer no turno oposto. O que nos motivou a acolher a proposta, é o quanto isso iria beneficiar as famílias. Mas educação é um ato de amor e de coragem, como diz Paulo Freire, então como educadores, está sendo um desafio, mas um desafio gratificante”, afirmou. 


Mãe de Valentina, Raquel Paz revelou, emocionada, a importância do projeto. “Minha gratidão enorme por este projeto. Já percebo uma evolução no desenvolvimento de minha filha, e tenho certeza, que com esta educação que com esta educação que ela e as outras crianças estão recebendo, com certeza terão oportunidades melhores no futuro”, declarou.

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