Prefeitura vai receber jovens aprendizes do programa Partiu Futuro Reconstrução

Prefeitura vai receber jovens aprendizes do programa Partiu Futuro Reconstrução

Última atualização em 05 de fevereiro de 2026

No dia 12 de fevereiro, Santa Cruz do Sul vai conhecer os 15 jovens aprendizes selecionados para participar do programa Partiu Futuro Reconstrução. A data marca a cerimônia oficial de apresentação dos participantes, que foram escolhidos em um processo seletivo voltado a jovens em busca de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. O evento será realizado às 9h30min, no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM).


O Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, criada para a contratação de jovens aprendizes em municípios afetados pelas enchentes de maio de 2024. Em todo o Estado são 75 municípios contemplados e o objetivo maior é promover a inclusão produtiva de jovens por meio da oferta de vagas de aprendizagem no setor público.


Em Santa Cruz do Sul, o programa é realizado em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão (Sedesi), e com o CIEE-RS. A proposta vai além da primeira oportunidade profissional. Ao longo de 12 meses, o programa busca fortalecer capacidades, desenvolver habilidades e contribuir diretamente para a reconstrução social das comunidades atingidas, promovendo inclusão produtiva e novas perspectivas de futuro. 


O processo seletivo foi direcionado a jovens que atendiam critérios específicos, como ter entre 14 e 22 anos — sem limite de idade para pessoas com deficiência —, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, ser estudante ou egresso da rede pública de ensino, além de ter sido desabrigado, desalojado ou afetado pelas enchentes recentes do Estado. Outro requisito era não possuir vínculo formal de emprego no momento da inscrição ou da matrícula.


As atividades já começaram. No início de janeiro deste ano, os jovens iniciaram a etapa prática no CIEE, onde permaneceram por um período de 30 dias. Nessa primeira fase, os jovens aprenderam sobre inclusão digital, direitos humanos e cidadania, além de noções específicas para o trabalho em funções administrativas, como recursos humanos, gestão de almoxarifado e administração.


A partir do próximo dia 18, eles passarão a atuar no serviço público municipal, como jovens aprendizes e com carteira assinada, desenvolvendo atividades nos Cras Beatriz Frantz Jungblut, Central e Integrar. A prática será de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã ou da tarde, conforme o contraturno escolar. E às sextas-feiras, as atividades seguirão concentradas no CIEE.


Ao longo do programa, os participantes cumprirão um percurso formativo robusto, com 400 horas de formação teórica e 640 horas de formação prática, totalizando um ano de aprendizado, vivência profissional e desenvolvimento pessoal. “Mais do que capacitação, o Partiu Futuro Reconstrução representa uma oportunidade concreta de recomeço, conectando juventude, trabalho e cidadania em um momento decisivo para muitas famílias e para a própria cidade”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva.


Foto: Arquivo

Loading...