Conselho Municipal de Assistência Social: nova presidência traz como foco a construção coletiva

Conselho Municipal de Assistência Social: nova presidência traz como foco a construção coletiva

Última atualização em 03 de fevereiro de 2026

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou, no dia 18 de dezembro de 2025, a solenidade de posse dos novos conselheiros que atuarão no próximo biênio. Na ocasião, Luci Mary Rodrigues assumiu a presidência do Conselho, dando início a um novo ciclo de trabalho voltado ao fortalecimento do controle social e da política de assistência social no município. A nova presidência assume com o objetivo de aproximar ainda mais as entidades da Secretaria Municipal e do Conselho Municipal de Assistência Social, fortalecendo o diálogo, o vínculo institucional e a construção coletiva. 


A proposta é que o Conselho esteja mais presente junto às organizações da sociedade civil, acompanhando, orientando e atuando de forma conjunta. Segundo a presidente, o CMAS tem papel fundamental na fiscalização, deliberação e acompanhamento das ações da assistência social. A atuação da nova gestão será pautada pela presença ativa, pelo diálogo constante e pelo compromisso com a transparência, garantindo que os serviços e recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) cheguem de forma efetiva à população que mais necessita.


“Desde o início já nos debruçamos sobre pontos que considero importantes. Estamos trazendo novidades para dentro do Conselho Municipal de Assistência Social, fortalecendo a comunicação e a transparência. Hoje, o CMAS passa a contar com um meio direto de comunicação com a comunidade, por meio das redes sociais, além de estarmos revisando a legislação e o regimento interno, garantindo a atualização e o fortalecimento do nosso trabalho”, destaca Luci.


A atuação do Conselho, através da Secretaria de Assistência Social, se torna positiva, segundo a presidente. “À frente da Secretaria está a secretária Fátima Alves, uma gestora humana, sensível e comprometida com o SUAS. Nosso diálogo é constante e pautado pelo respeito e pela parceria. Ela demonstra clareza sobre a importância do Conselho e disposição permanente para trabalhar de forma conjunta, fortalecendo a gestão democrática e o controle social. Existem desafios que são enfrentados, entre eles as desigualdades sociais, a defesa do financiamento da assistência social, o fortalecimento da rede socioassistencial e a garantia de proteção às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade!”.


TRAJETÓRIA

Luci Mary Rodrigues, 45 anos, natural de Rio Pardo e atualmente residente em Santa Cruz do Sul, atua como Coordenadora Geral da Proteção Básica. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com as políticas públicas e com a garantia de direitos, Luci tem papel fundamental na organização e no fortalecimento dos serviços de proteção social básica no município, destacando-se pela determinação na inovação e na reestruturação dos equipamentos, tendo como principal propósito a valorização técnica e o trabalho conjunto com as equipes. Ao assumir a presidência Lucy amplia sua atuação no fortalecimento da participação social e do controle das políticas públicas.  “A expectativa é construir um mandato pautado pela união, pelo diálogo e pela sensibilidade, fortalecendo o controle social, ampliando a participação da sociedade civil e reafirmando, diariamente, o compromisso com a dignidade humana.”



Foto: Divulgação


A nova presidente do CMAS reafirma o fortalecimento do controle social e da política de assistência social no município

Loading...